Evento extremo de chuva assola o estado do Espírito Santo

Desde o último fim de semana, tempestades tem assolado o Estado do Espírito Santo, em especial na região metropolitana de Vitória. Entre quarta (10) e quinta-feira (11), novas tempestades deixaram a região a beira de um colapso.

Espírito Santo: Chuvas continuam assolando o Estado
Desde o último fim de semana, temporais tem assolado todo o Estado do Espírito Santo, especialmente a região metropolitana de Vitória. (imagens: Emilly Serafim/anônimos)

Desde o último fim-de-semana, chuvas torrenciais no Espírito Santo trouxeram acumulados superiores a 100 mm ao Estado, causando alagamentos em diversos bairros, além de rajadas de vento e uma quantidade gigantesca de raios. Desde então, o Estado não teve trégua e continua registrando chuvas torrenciais, alagamentos e grande destruição em diversas cidades.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, entre quarta (10) e quinta-feira (11), o município de Serra registrou uma quantidade de chuva impressionante, 181 mm, causando estragos em vários bairros. No Planalto Serrano, uma ponte cedeu, engolindo um carro. Vitória, a segunda cidade onde mais choveu no estado, registrou mais de 75 mm de chuva no mesmo período.

Além dos alagamentos, houve registros de diversas quedas de árvores e muros, deslizamentos de barreiras e edifícios danificados. Os alagamentos invadiram casas e comércios, além de interromperem a circulação de motos, carros e ônibus em grande parte da região metropolitana. Famílias chegaram a nadar na água da chuva e esgoto para conseguir sobreviver à enchente.

O prefeito Sérgio Vidigal informou que ainda não é possível quantificar o número total de ocorrências. Não foram relatadas vítimas fatais, mas há cerca de 100 pessoas desalojadas e 4 desabrigadas em Serra. Vidigal também informou que um gabinete de crise tem atuado desde esta quinta-feira (11) para auxiliar os moradores e providenciar reparos na cidade.

Além da região metropolitana, outras áreas do Estado foram atingidas. Houve alagamentos em Alegre, Vila Velha e diversas outras cidades.

A água ainda não baixou direito. Quem mora na parte de baixo perdeu tudo ontem à noite. A água acabou com os móveis. Tinha comida boiando. Tinha gente nadando na água de esgoto pra não morrer e ser levado pela chuva. É desesperador - Nadine Moraes ao portal BOL/UOL.

Ainda há previsão de mais chuva para o Espírito Santo e grande parte de Minas Gerais esta semana. Os transtornos são causados por uma zona atmosférica de convergência de ventos e de umidade, chamada de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Este sistema atua desde o sul do Amazonas até o Espírito Santo, junto a uma frente fria associada a um ciclone extratropical sobre o Oceano Atlântico. Quando ocorre sobre o ES, o sistema tem um histórico de causar grandes estragos, como deslizamentos e recordes de alagamentos.

Até pelo menos o sábado (13) a atuação da ZCAS mantém a instabilidade, com potencial para tempo severo e grandes acumulados de chuva em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em São Paulo, também aumenta a possibilidade de pancadas de chuva, embora de maneira menos pronunciada que nos demais Estados.