tempo.com

Fim de semana proveitoso em boa parte do país e com mudança no tempo no Sul

Neste fim de semana o tempo firme predomina durante boa parte do tempo em boa parte do país. No entanto, uma região de cavado se forma e inicia uma mudança do tempo risco de temporais na Região Sul.

fim de semana chuva no Rio Grande do Sul
Fim de semana com nova mudança do tempo na Região Sul. No restante do país o tempo firme predomina, mas há previsão de chuva.

Após o intenso e marcante processo de formação do ciclone extratropical e das sua atuação, com temporais, chuvas volumosas e intensas rajadas de ventos, uma massa de ar polar trouxe calmaria e muito frio de novo para o centro-sul do país na última quinta-feira (11).

No entanto, essa trégua do mau tempo não vai durar muito! Apesar de muito proveitoso, já no fim de semana uma mudança do tempo volta a ocorrer em parte da Região Sul e também irá afetar parte do Mato Grosso do Sul e de São Paulo no início da semana.

Destaque da previsão do tempo para o sábado

A massa de ar polar que passou a atuar a partir da última quinta-feira (11) se encontra no oceano, mas ainda consegue influenciar o tempo no país. Por se tratar de um sistema de alta pressão, quando atua mais no oceano, a sua circulação anti-horária contribui para o transporte de umidade para as regiões costeiras.

Assim, pela manhã, o tempo fica nublado no nordeste do Rio Grande do Sul, no centro-leste e norte de Santa Catarina, no sul e leste do Paraná, com possibilidade de chuvisco nas primeiras horas do dia. No restante da Região Sul, o tempo firme predomina com formação de nuvens altas que deixam o céu mais bonito.

previsão do tempo
Sábado com predomínio de tempo firme em boa parte da país, com formação de nuvens altas na Região Sul e chuva fraca no leste do Nordeste.

No decorrer do dia, a nebulosidade mais baixa diminui e o sol aparece em toda a Região, com ainda presença das nuvens mais elevadas.

No Sudeste e Centro-Oeste, tempo firme ao longo do dia em boa parte. Somente na metade leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, que o tempo fica nublado pela manhã, com possibilidade de chuvisco, mas a partir da tarde o tempo firme predomina.

As chuvas de fraca intensidade podem acumular até 40 mm em 48 horas entre a Bahia e o estado do Alagoas.

Condição semelhante se observa no leste do Nordeste, mas o tempo fechado e com chuva fraca se mantém até meados da tarde em todo o leste da Bahia até o Alagoas. Devido à atuação mais costeira de uma frente fria, o tempo instável continua no período da noite no nordeste da Bahia e no estado do Sergipe, com chuva fraca entre Salvador e Aracaju.

Domingo proveitoso, mas com mudança na Região Sul

Nos estados de Santa Catarina e do Paraná e nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, a previsão do tempo é muito semelhante à do sábado (13). O destaque está para o estado do Rio Grande do Sul.

Pancadas isoladas voltam a ocorrer no Rio Grande do Sul e há risco de temporais pontuais.

Já pela manhã uma região de cavado contribui para o desenvolvimento de instabilidades que provocam pancadas isoladas na Campanha, Região Central e Missões, com possibilidade de atingirem a região metropolitana de Porto Alegre no fim do período.

No decorrer da tarde, as instabilidades se espalham por todas as regiões gaúchas e há a possibilidade de pancadas mais intensas, que podem ocorrer na forma de temporais por volta do fim do dia. As áreas com maior potencial para tempo severo são as Missões, o Oeste e a Região Central.