Fim de semana: frente fria no S e chuvas se tornam mais isoladas no SE

No fim de semana uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul dando alívio ao calor a partir domingo. No Sudeste as chuvas ocorrem de forma isolada e as temperaturas entram em elevação.

Alerta de temporais no fim de semana
Uma frente fria avança pela Região Sul e provoca uma pequena mudança de padrão. Chuvas se tornam mais isoladas, mas com risco para temporais no Sudeste.

A partir deste fim de semana há previsão de uma pequena mudança no padrão devido ao avanço de uma frente fria pela Região Sul, que contribui para o enfraquecimento do escoamento de baixos níveis na porção central do país. Mas mesmo assim, chuvas intensas ocorrem em parte do Centro-Norte e se tornam mais isoladas em parte do Sudeste.

Destaques e alertas para o fim de semana

No sábado (08), na Região Sul o destaque é para a condição pré-frontal, uma vez que a frente fria atua sobre o Uruguai e em parte da Argentina. Assim, o dia fica firme em todo o Rio Grande do Sul, meio-oeste catarinense e no sudoeste do Paraná. Devido à um cavado e à circulação dos ventos que transportam umidade do oceano, o tempo fica mais fechado no norte e leste paranaenses e no leste de Santa Catarina, onde, neste último, chove ao longo do dia.

Com o aumento da temperatura, aproximação do sistema frontal e da presença de cavados, pancadas isoladas e de curta duração podem ocorrer a partir do meio da tarde no sul e nordeste gaúchos, em todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná.

No Sudeste e Centro-Oeste, bastante nebulosidade em boa parte dessas regiões, com previsão de chuvas moderada a forte intensidade ocorrendo já pela manhã no estado de Goiás, no Triângulo Mineiro e no leste do Mato Grosso. Na Região Norte e Nordeste, as mesma condição é esperada para o estado do Tocantins, metade leste do Pará e centro-sul do Maranhão.

Na parte da tarde, as chuvas se espalham por boa parte do Centro-Norte e Sudeste, no entanto, as chuvas mais volumosas se concentram no estado de Goiás, no leste do Mato Grosso, nordeste do Mato Grosso do Sul, sul do Maranhão e leste do Pará. Temporais isolados ainda trazem potencial para transtornos em Minas Gerais, norte e leste paulista e no Rio de Janeiro.

No domingo (09), já na madrugada a frente fria passa a atuar no Rio Grande do Sul, provocando mais nebulosidade do que chuva ao longo do domingo. Previsão de temporais intensas a partir do fim da manhã no norte e noroeste do estado, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre. A partir do meio da tarde, alerta de chuvas intensas no norte gaúcho, em todo o estado de Santa Catarina e no sul do Paraná, com pancadas isoladas ocorrendo nas demais áreas paranaenses.

No Sudeste e Centro-Oeste, há previsão de chuvas de moderada a forte intensidade pela manhã no norte dos estados de Goiás, do Mato Grosso e de Minas Gerais. As temperaturas entram em elevação e o calor aumenta nessas regiões, devido a condição pré-frontal. A partir do meio da tarde, há alerta para temporais no centro-norte paulista, no sul de Goiás, no Triângulo Mineiro, no Mato Grosso do Sul e no centro-sul e leste do Mato Grosso.