Frente fria, ciclone e tempestades no Sul: o que de fato esperar?

Uma frente fria passa a atuar na Região Sul neste fim de semana trazendo a expectativa de alívio das temperaturas. Mas será para todos os estados? Há risco de tempestades? Saiba aqui o que esperar dessa mudança.

frente fria
Ciclone extratropical se forma juntamente com sua frente fria associada e influencia o tempo na Região Sul.

Calor e predomínio de tempo ensolarado com poucas nuvens. Essa é a condição meteorológica predominante desta última semana da Região Sul, salvo pelas pancadas isoladas que ocorreram entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina no fim da tarde da última quinta-feira (14).

Para este fim de semana uma mudança está prevista com a formação de um ciclone e a atuação de uma frente fria. No entanto, será que este sistema será suficiente para proporcionar uma condição de redução de temperaturas e de chuvas abrangentes nos três estados da Região? Saiba a seguir.

Ciclone, frente fria, risco de tempestades e a redução das temperaturas

Já respondemos a pergunta anterior com um “não”. Realmente não será desta vez que teremos chuvas abrangentes por toda a Região Sul e uma redução significativa das temperaturas nos três estados. No entanto, temos um alívio sim do calorão e um potencial para a ocorrência de tempestades.

No sábado (12), uma região de cavado se forma sobre o Uruguai pela manhã e se desloca em direção ao Rio Grande do Sul. Alerta de tempestades entre o início e o meio da tarde na região Sul, da Campanha, Oeste e Central. No restante do dias as instabilidades se espalham pelo estado, mas não há previsão de chuvas para as áreas mais ao norte. Na região de Porto Alegre e áreas próximas, passa a chover no período da noite.

chuva no Sul
Frente fria começa a se formar e há expectativa de chuvas fortes e tempestades no Rio Grande do Sul.

Em Santa Catarina e no Paraná, é mais um dia de tempo firme e de temperaturas mais elevadas. Devido aos ventos de leste, há maior concentração de nuvens na porção leste desses estados e a sensação passa a ser mais amena, apesar de as temperaturas poderem chegar aos 28°C.

No domingo (13), a região de cavado evolui para um ciclone extratropical e sua frente fria associada influencia o tempo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Ciclone extratropical não traz potencial para transtornos, somente uma condição mais ventosa com rajadas de no máximo 60 km/h.

Pela manhã há bastante nebulosidade em toda a metade sul do Rio Grande do Sul, condição esta, que pode se estender para parte do norte e região serrana. Há chance de chuva fraca do sul e porção central do estado até a região metropolitana de Porto Alegre. Em Santa Catarina e no Paraná, a primeira parte do dia é de tempo firme e ensolarado.

A partir da tarde, o sistema frontal se mantém sobre o Rio Grande do Sul e ao longo do período avança em direção a Santa Catarina. Esse movimento também contribui para o aumento da nebulosidade em toda a Região.

ciclone extratropical
Ciclone extratropical não traz potencial para transtornos, somente uma condição mais ventosa com rajadas de no máximo 60 km/h.

Assim, até meados da tarde há previsão de chuvas fracas no centro-leste do gaúcho e no sul catarinense. No restante do período, há alerta de chuva forte no nordeste do Rio Grande do Sul, no sul do estado de Santa Catarina e na porção leste até a altura de Florianópolis. Mais para o interior e norte do território catarinense, há possibilidade de chuvas mais isoladas e não se descarta a ocorrência de tempestades pontuais.

No período da noite, as chuvas se espalham e volta a chover no leste gaúcho e até no norte do estado com fraca intensidade. Em Santa Catarina, todo o estado tem previsão de chuva. No meio-oeste, chuva fraca e isolada, na porção central chuva de fraca moderada intensidade, e no restante do território catarinense, chove com moderada à forte intensidade.

frente fria
Sistema frontal avança e no domingo aumenta a possibilidade de chuvas em Santa Catarina e no Paraná.

Para o Paraná também há previsão de chuva. No sul e no leste do estado a precipitação começa a partir do fim da tarde com intensidade variando entre fraca e moderada, sendo mais intensa na porção leste.