Fim de semana extremo: temperaturas extremas se espalham cada vez mais pelo Brasil. Região Sul sob risco de tempo severo

O primeiro fim de semana da primavera será sob um cenário extremo! O calor histórico extremo continua, com umidade a nível de deserto! Além disso, a Região Sul possui alertas para o risco de tempo severo.

tempo severo temperaturas extremas, onda de calor
Fim de semana com alertas de tempo severo na Região Sul e de temperaturas extremas em praticamente todo o Brasil.

O primeiro fim de semana da primavera será marcado pela continuidade do padrão de bloqueio atmosférico, que mantém o tempo firme em boa parte do Brasil e, principalmente, a tendência de aumento das temperaturas em todo o país, com a região das máximas em 40°C ampliando e chegando à Região Sul.

Ainda na Região Sul, uma região de cavado estacionária mantém o tempo instável, com chuvas de até forte intensidade e alertas para o risco de tempestades. O INMET emitiu avisos de “Risco Significativo” de tempestades e de “Risco Extremo” de onda de calor.

Destaques e alertas para o sábado

Na madrugada do sábado (23), a região de cavado se encontra mais para o sul do Rio Grande do Sul e chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrem desde o sul até a região de Porto Alegre.

Novos recordes de temperatura podem ser registrados em todas as regiões do Brasil.

No início da manhã, as instabilidades começam a ganhar intensidade e tempestades podem começar a atingir a região da Campanha, o Sul e a faixa leste até a altura de Porto Alegre. Essa condição se mantém ao longo de toda a manhã, com instabilidades podendo atingir o sul da Região Central.

onda de calor
Temperaturas máximas previstas para o sábado, segundo o modelo ECMWF.

No restante do Brasil, o tempo firme predomina na primeira parte do dia, com temperaturas já bastante elevadas, acima dos 35°C no Centro-Oeste, no sul e leste da Região Norte, no oeste do Nordeste até a porção central do estado de São Paulo, no norte e no oeste do Paraná.

Além do calor intenso e das temperaturas extremas, a umidade do ar pode atingir níveis próximos às condições desérticas, proporcionando maior risco à saúde.

No restante do dia, o padrão não muda, com tempo firme e muito quente em boa parte do Brasil, com previsão de temperaturas em torno dos 40°C em todo o Centro-Oeste até os estados do Tocantins, do Maranhão, o centro-norte de São Paulo, Triângulo Mineiro, norte e noroeste do Paraná.

No Rio Grande do Sul, chuvas intensas e tempestades continuam até o meio da tarde, no sul e leste do estado, com redução nas horas seguintes, mas mantendo a condição de chuva mais pontual e fraca na região metropolitana de Porto Alegre.

Destaques e alertas para o domingo

No domingo (24), as chuvas de fraca intensidade continuam durante a madrugada no sul e leste do Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuva forte na região de Porto Alegre mais para o final do período.

No período da manhã, o sistema de cavado estacionário se desloca mais para norte e volta a ganhar intensidade. Assim, chuvas de até forte intensidade atingem o Oeste, Região Central, sul da região Norte, a região de Porto Alegre e a Serra do Rio Grande do Sul.

risco extremo temperaturas elevadas
Temperaturas máximas previstas para o domingo, segundo o modelo ECMWF.

No decorrer da tarde, o tempo instável continua sobre o Rio Grande do Sul, mas com redução da intensidade das chuvas. Devido aos ventos do oceano, a nebulosidade aumenta no leste de Santa Catarina, do Paraná e mais para o fim do dia no leste de São Paulo, o que traz potencial de chuvas isoladas e de fraca intensidade no período da noite.

umidade de deserto
Umidade relativa do ar mais baixa prevista pelo modelo ECMWF.

No restante do Brasil, mais um dia de tempo firme e ensolarado, com temperaturas muito elevadas e sensação de calor já no período da manhã. O potencial de máximas em torno dos 40°C continua desde o sul do Pará, estado do Tocantins e Maranhão até o norte e oeste do Paraná. Novos recordes de temperatura podem ser registrados em todas as regiões do Brasil.