Fim de semana de tempo firme e de aumento das temperaturas

A configuração dos próximos dias aponta para a o favorecimento dos ventos de norte e para o aumento das temperaturas em boa parte do país.

Calor, estiagem no Sul
A intensificação do escoamento de norte favorece o transporte do ar mais quente para o Centro-Sul do país. Sensação de calor volta a ser destaque.

Nos últimos dias um sistema de alta pressão, que corresponde a uma massa de ar mais fria, foi a responsável pela sensação agradável ao longo do dia em boa parte do Centro-Sul. Devido ao seu deslocamento para leste e sua atuação mais para o oceano, o transporte de ar mais frio vem se restringindo apenas para áreas mais ao leste das regiões Sudeste e Nordeste.

Por outro lado o escoamento de norte acaba sendo favorecido desde o Mato Grosso do Sul até o Uruguai, passando pelo Paraguai e centro-norte da Argentina, resultando em aumento da temperatura e, consequentemente, da amplitude térmica, mantendo as manhãs e madrugadas mais amenas e o restante do dia quente.

Essa é uma condição que irá persistir nos próximos dias agravando a condição de estiagem da Região Sul, com chuvas ocorrendo apenas no norte do país. Confira a seguir os destaques para o fim de semana.

Destaque para o fim de semana

Neste sábado (25), devido aos ventos de leste e da atuação de um cavado o tempo fica instável na faixa leste do Nordeste, com previsão de chuva moderada ao longo da manhã entre Salvador e Aracaju. No decorrer do dia, a tendência é de que haja uma redução e predomine somente a nebulosidade com breve surgimento do sol. No entanto, destaque do Centro-Norte do país fica novamente para o estado do Amapá, norte do Pará e do Maranhão, onde chove de forma volumosas pela manhã, levando potencial para transtornos.

Já para o restante do país o predomínio é tempo firme e ensolarado, com sensação de calor ao longo do dia, principalmente na Região Sul, onde as máximas ficam em torno dos 30°C, podendo ultrapassar este valor na metade sul do Rio Grande do Sul.

Essa condição está associada a formação de uma frente quente ao sul do Uruguai e no leste da Argentina, onde a sensação térmica será bastante desagradável devido à umidade do ar e às temperaturas elevadas.

No domingo (26), as chuvas no norte do país começam a perder força como resultado da intensificação da fase de subsidência da oscilação de Madden-Julian. Assim, não há potencial para chuvas volumosas.

No Centro-Sul há pequenas mudanças. A presença de uma região de cavado, que se trata, neste caso de uma extensão de uma baixa pressão ao norte da Argentina, contribui para pancadas isoladas e de curta duração entre o fim da manhã e o início da tarde no noroeste do Rio Grande do Sul, no oeste dos estado de Santa Catarina e do Paraná e na faixa central do Mato Grosso do Sul, incluindo a região de Campo Grande.

Em relação às temperaturas, a sensação de calor permanece ao longo do dia em todo o Centro-Sul, se agravando devido ao aumento da umidade em todo o território gaúcho e no meio-oeste catarinense.