Fim de semana de muito frio em boa parte do Brasil

Massa de ar polar intensa chega ao Sul do Brasil nesta noite derrubando as temperaturas nos próximos dias em boa parte do país.

Massa de ar polar derruba as temperaturas nos próximos dias em boa parte do Brasil. Previsão de ocorrência de geada na Região Sul.

Nesta sexta-feira (24) uma área de baixa pressão vem provocando temporais desde a madrugada no Rio Grande do Sul. Esse sistema dá origem a uma frente fria a partir da tarde, passando a ocorrer chuva forte e granizo nos demais estados da Região Sul. No Mato Grosso do Sul e em São Paulo, a frente fria, chega mais para o fim da tarde.

Com o deslocamento do sistema frontal, uma massa de ar polar passa a atuar no Sul do Brasil a partir desta noite provocando bastante frio ao longo da próxima madrugada em toda a Região Sul e no Mato Grosso do Sul. Em Santa Catarina e no Paraná ainda há previsão de chuva forte.

Fim de Semana

No sábado (25) ainda há bastante nebulosidade no sul, leste e norte do Rio Grande do Sul, com ocorrência de chuvisco durante boa parte do dia. Essa condição também se observa no oeste e sul de Santa Catarina. Previsão de tempo mais firme a partir do meio da tarde. No norte do Paraná e leste, previsão de chuva fraca a moderada pela manhã e, a partir da tarde, a nebulosidade vai diminuindo gradativamente. Já em São Paulo, sul de Minas Gerais, metade norte do Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso, a frente fria deixa o tempo instável com chuva de fraca a moderada intensidade, sem potencial para transtornos.

O destaque fica para as temperaturas baixas ao longo do dia em toda a Região Sul, no estado de São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Mínima de 3°C e máxima de 13°C em Gramado e de 8°C e de 16° em Porto Alegre. Em São Joaquim as mínimas ficam em torno dos 0°C e a máxima não passa dos 14°C. Em Curitiba as temperaturas ficam entre 9°C e 19°C, em São Paulo entre 13°C e 24°C e em Campo Grande entre 12°C e 22°C. Devido aos ventos de sul, o ar frio é transportado até o sul de Rondônia.

No domingo (26) a massa de ar polar se encontra sobre a Região Sul, resultando e temperaturas mais baixas e tempo firme. Essa condição se estende para o Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e todo o interior paulista. Na leste de São Paulo e regiões próximas ao sul de Minas Gerais, bastante nebulosidade e chuvas de fraca intensidade ao longo do dia, acompanhadas pela sensação de frio. As temperaturas ficam negativas no sul e serra do Rio Grande do Sul, serra catarinense e sul de do Paraná. Nas demais áreas do território gaúcho e de Santa Catarina há potencial para formação de geada.