Fim de semana de muito calor e risco de temporais em todas as regiões

Sem refresco. O próximo fim de semana ainda será de muito calor em todo o país. Atenção também para os temporais que ainda deixam em alerta todas as regiões. A novidade é que volta a chover em parte do Nordeste e leste da Região Norte.

alerta de temporais; calor intenso
O segundo fim de semana de 2021 será marcado pelo calor intenso em todo o país e pelas chuvas que podem ocorrer na forma de temporais.

Os últimos dias foram marcados pelo intenso calor e pela pancadas isoladas a partir da tarde, principalmente entre a metade do período e o fim do dia em parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As chuvas ocorreram de forma isolada, porém, em alguma regiões os acumulados variaram de 50 a 70 mm nas últimas 72 horas, segundo as estações do INMET, sendo elas o centro-sul do Mato Grosso do Sul, noroeste e sul do Paraná, sul de Santa Catarina e regiões do estado próximas a divisa com o Rio Grande do Sul, o Rio de Janeiro, região metropolitana de Belo Horizonte, Triângulo Mineiro e sul de Goiás.

Acompanhe a evolução dos sistemas pela imagens de satélite e das chuvas pelo radar.

Para o fim de semana, a condição é bastante semelhante, porém as chuvas passam a ocorrer também em parte do Nordeste e no centro-leste da Região Norte.

Alertas e destaques para o fim de semana

O sábado (09) começa com bastante nebulosidade em Santa Catarina, no Paraná, praticamente todo o Sudeste, com exceção do oeste dos estados de São Paulo e de Minas Gerais e leste da Bahia, ao sul de Salvador até o sul do estado, sem ocorrência de chuvas expressivas ao longo da manhã. Tempo firme e ensolarado, com pouca formação de nuvens no Centro-Oeste, restante do Nordeste e no estado do Rio Grande do Sul.

A partir do período da tarde, instabilidades começam a se formar e, por volta da metade do período, as chuvas mais intensas, que podem ocorrer na forma de temporais, deixam em desde o norte gaúcho até o norte do Paraná, no centro-leste e norte paulista, em todo o estado de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e todo o Centro-Oeste. Nas áreas mais ao leste das regiões Sul e Sudeste e na porção centro-sul de Minas Gerais, há maior probabilidade para maiores volume e abrangência.

O calor também é destaque em todo o país, com temperaturas entre 25 e 30°C por volta de meados da manhã em toda a Região Sul, Centro-Oeste e estado de São Paulo e do Rio de Janeiro. As máximas podem chegar aos 35°C na região metropolitana de Porto Alegre, aos 30°C em Florianópolis e aos 27°C em Curitiba. Em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória, as temperaturas atingem os 27°C, 28°C, 29°C e 30°C, respectivamente. No Centro-Oeste as máxima passam facilmente dos 30°C.

Alerta de temporais para boa parte do país, com chuvas voltando a ocorrer na Região Nordeste no domingo. As temperaturas continuam elevadas e o calor se mantém ao longo de todo o fim de semana.

No domingo (10), a condição de tempo instável migra mais para norte, se concentrando no Centro-Norte do país. Bastante nebulosidade, com potencial para chuva fraca pela manhã no leste paulista, em todo o território mineiro, no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso e metade sul do Tocantins. O sol aparece entre nuvens no leste de Santa Catarina e do Paraná, com firme no restante da Região Sul.

No período da tarde, devido à formação de um cavado, temporais isolados podem provocar transtornos no nordeste, norte e leste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, sul, oeste e leste do Paraná.

No restante do país, as chuvas ocorrem em boa parte e também levam potencial para transtornos em boa parte do Sudeste, Centro-Oeste até o leste da Região Norte, oeste da Bahia e centro-sul dos estados do Maranhão e do Piauí. Tempo mais firme somente no leste do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo.