Fim de semana de muito calor e de chuvas irregulares

Neste fim de semana o calor continua sendo o destaque. As temperaturas continuam elevadas em todo o país. Centro-Oeste e Sudeste podem registrar recordes de temperatura deste ano. Apesar das chuvas irregulares há potencial para temporais.

Fim de semana de calor em todo o Brasil. Há também risco para temporais no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Neste fim de semana uma frente fria chega ao Rio Grande do Sul, mas não consegue avançar muito pelo Sul. No entanto, essa condição já é o suficiente para provocar chuvas nos três estado da Região. No Centro-Oeste e no Sudeste, as temperaturas se elevam e as chuvas ocorrem em forma de pancadas trazendo potencial para temporais. Já no Nordeste, as chuvas se concentram no norte da Região, com tempo firme no Sertão Nordestino, que na primeira semana do mês recebeu chuvas volumosas. A seguir mais detalhes da previsão para o fim de semana.

Previsão do tempo

Neste sábado (14) a chegada de uma frente fria na madrugada provoca temporais na metade sul do Rio Grande do Sul, com maiores acumulados ocorrendo no sul e no oeste. Pela manhã as chuvas já ocorrem com menor intensidade e em todo o estado, se espalhando também para Santa Catarina e o sul do Paraná. Na parte da tarde, pancadas de chuva forte ocorrem no nordeste gaúcho, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre e no centro-leste catarinense.

No Sudeste e Centro-Oeste, tempo firme e bastante calor ao longo do dia. A partir do meio da tarde, instabilidades começam a se formar e a provocar pancadas de chuva isoladas no estado de São Paulo, metade sul e oeste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, em Goiás, norte e leste do Mato Grosso, com risco para temporais.

No domingo (15) sol entre muitas nuvens no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com previsão de chuva pela manhã no oeste e sul gaúchos e no leste catarinense. Na parte da tarde as chuvas ocorrem de forma bastante isolada na metade sul do Rio Grande do Sul, centro-leste de Santa Catarina e do Paraná, sendo este último com possibilidades de pancadas também para o norte do estado. As temperaturas continuam elevadas, com sensação de calor.

No restante do país, pouca mudança. As temperaturas continuam elevadas e se podem registrar recordes de maiores máximas do ano. As chuvas continuam a ocorrer de forma bastante isolada, com risco de temporais no centro e leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e no oeste do Rio de Janeiro.

Tendência para a próxima semana

Na próxima semana as chuvas passam a ocorrer com maior abrangência em boa parte do Centro-Sul do Brasil. Uma frente fria que chega ao Sul do Brasil consegue avançar até o Sudeste, provocando chuvas volumosas em Santa Catarina, Paraná e em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No Centro-Oeste, as chuvas ainda ocorrem de forma isolada, mas é uma condição mais favorável em relação a está segunda semana de Dezembro.