Fim de semana de calor no Centro-Sul e pouca chuva em boa parte do Brasil

Apesar da mudança de tempo na Região Sul, com aumento da nebulosidade e chuva, o predomínio será de tempo firme em praticamente todo o Brasil. Já no litoral nordestino a situação é diferente.

Apesar das chuvas no Sul, há previsão de calor em todo o Centro-Sul, devido a atuação dos ventos de norte.

O deslocamento da massa de ar seco mais ao norte e para o oceano, e uma condição mais instável entre a Argentina e o Uruguai, favorecem a formação de nuvens carregadas nessa região, mas não ao avanço pelo Sul do Brasil. Já no litoral norte e leste do Nordeste, as chuvas aumentam de intensidade.

Previsão do tempo

Nesta sexta-feira (20), as instabilidades sobre o Uruguai, se espalham no decorrer do dia sobre a metade sul do RS, provocando pancadas de chuva isoladas a partir da tarde. As temperaturas aumentam bastante em toda a Região Sul, trazendo a sensação de bastante calor e contribuindo para uma chuva mais intensa nas áreas de fronteira com a Argentina e o Uruguai. No oeste e norte do PR há previsão de chuva a partir do meio da tarde, que pode ocorrer de moderada a forte intensidade.

No Centro-Oeste e Sudeste o tempo firme predomina, com temperaturas elevadas e previsão de pancadas de chuva isoladas na parte da tarde nos estados do MS, MT, oeste e noroeste de SP e Triângulo Mineiro. Já no Nordeste o tempo fica nublado e chuvoso entre Ilhéus e Maceió, com maiores acumulados previstos para Salvador. No litoral norte da Região, a chuva da primeira parte do dia diminui de intensidade, mas ainda pode ocorrer de maneira fraca nas horas seguintes.

No sábado (21) uma área de baixa pressão atmosférica se forma no oceano próximo ao RS, intensificando as instabilidades sobre o Uruguai e, consequentemente, contribuindo para o deslocamento mais para o norte, trazendo previsão de chuva forte já no início da manhã na metade sul de todo o território gaúcho. No decorrer do dia, a chuva se espalha por todo o estado e, partir da tarde, chove de forma mais isolada em todo o sul e meio oeste dos estados de SC e do PR. Mais para o fim do dia a chuva diminui, se mantendo somente no leste e sul do RS.

Acumulado de chuva previsto da sexta-feira (20) e fim de semana, segundo modelo europeu ECMWF.

No restante do país, o tempo firme predomina e pancadas isoladas ocorrem, a partir da tarde, somente no MS, oeste do MT e RO. Já no Nordeste, o tempo instável continua no litoral norte, mas somente entre São Luis e o estado do AP. No leste da Região as chuvas diminuem em Salvador e aumentam de intensidade entre Aracajú e Maceió, deixando o dia nublado e chuvoso.

No domingo (22) o tempo volta a ficar mais estável na Região Sul, mas ainda podem ocorrer pancadas de chuva isoladas na parte da tarde na metade sul do RS, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre e região da Serra. A formação de uma frente fria no Sul do Uruguai favorece a atuação de ventos de quadrante norte, que contribuem para o aumento da temperatura e sensação de abafamento em toda a Região Sul. Para quem pretende viajar para o país vizinho, muita atenção, há previsão de temporais a partir do meio da tarde.

Nas demais regiões não há grandes mudanças em relação aos dias anteriores. O tempo predomínio de tempo firme se mantém em boa parte do país, porém chove em forma de pancadas isoladas, na parte da tarde, nos estado de GO, TO, Triângulo Mineiro, sul de MG e norte de SP. Em todo o litoral nordestino há previsão de chuva, no entanto, em Maceió, Recife, Fortaleza e São Luis são esperados os maiores acumulados.

Tendência para a próxima semana

Um sistema de alta pressão atmosférica continua a bloquear o avanço de frentes frias pelo Sul do Brasil, favorecendo o aumento das temperaturas e uma condição mais seca para o Centro-Sul. Em compensação, esse mesmo sistema, ao se deslocar mais para o oceano, passa a favorecer o aumento das chuvas na costa leste do Nordeste e do Sudeste.