Fim de semana com predomínio de sol e temperaturas em elevação

Mudança de padrão em curso. Os ventos de norte passam a atuar e as temperaturas entram entram em elevação em todo o Centro-Sul. Chuva e frio somente no leste nordestino.

Sol, calor no inverno
Mudança de padrão começa a se estabelecer e o tempo firme e ensolarado predomina no fim de semana. Destaque para a elevação das temperaturas.

Entramos na segunda metade de Julho e a espectativa é de mudança de padrão climático, de uma condição úmida e frio para seco e quente.

Essa mudança começa a ser sentida a partir desta sexta-feira (17), quando uma região de cavado, que provocou chuvas de fraca a moderada intensidade na última quinta-feira (16) no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, perde intensidade favorecendo o escoamento de norte mais efetivo.

Veja como será o clima até o fim do mês: Como serão os próximos 15 dias de Julho

Assim, a previsão é de tempo nublado pela manhã em todo o território gaúcho, sul e leste catarinenses, com predomínio do sol a partir da tarde. O frio ainda se mantém presente pela manhã e noite em todo o Centro-Sul, com sensação agradável ao longo do dia.

Na faixa leste da Bahia até o Rio Grande do Norte, os ventos de leste conseguem transportar um ar mais frio e úmido, contribuindo para o tempo mais fechado, com temperaturas baixas para a região e chuva fraca, oscilando com períodos de melhoria.

O tempo no fim de semana

Tanto no sábado (18) quanto no domingo (19), as condições do tempo são bastante semelhante pelo país, com um sistema de alta pressão sendo o principal fator condicionante.

Com a localização da alta pressão mais afastada no oceano e na altura do Sul do Brasil, esse sistema contribui para o impedimento do avanço de sistema frontais e, assim, para a atuação de dos ventos de quadrante norte que acabam por favorecer os aumento das temperaturas e para o tempo firme em todo o Centro-Sul.

Somente no norte e leste de Santa Catarina, que pelo fato de os ventos atuarem de nordeste, pela manhã há bastante nebulosidade, mas logo no decorrer do dia o sol aparece com força.

Na faixa leste, que vai do Espírito Santo e leste de Minas Gerais até o Rio Grande do Norte, os ventos de sudeste e leste contribuem para um tempo mais nublado, frio e com possibilidade de chuvas de fraca intensidade. Nas áreas do Sudeste e do sul da Bahia, a partir da tarde à nebulosidade diminui e o sol consegue aparecer.