Fim de semana com massa de ar polar e frente fria atuando no centro-sul

Neste fim de semana a massa de ar polar avança pelo centro-sul intensificando a sensação de frio em toda a Região Sul e parte do Sudeste. Além do frio, a ocorrência de chuva nessas regiões também é destaque.

massa de ar polar
Frente fria avança até a Região Sudeste juntamente com uma massa de ar polar. O frio será destaque no centro-sul, com risco de geadas na Região Sul.

Esta semana de transição do mês de agosto para setembro está sendo sob influência de uma massa de ar polar, que proporcionou muito frio no último fim de semana e no início desta.

Com seu afastamento e ainda mais com a presença de uma região de cavado que evoluiu para uma frente fria na última quinta-feira (01), a sensação de frio ao longo do dia foi substituída por condições mais amenas e até mesmo de calor.

No entanto, a partir desta sexta-feira (02), a frente fria avança pela Região Sul, com uma massa de ar polar na sua retaguarda, provocando chuvas na forma de pancadas e mais uma queda das temperaturas, respectivamente. Ambos os sistemas atuam no fim de semana e influenciam também a Região Sudeste.

Destaques da previsão para o fim de semana nas regiões Sul e Sudeste

Sábado: chuva de até forte intensidade e frente fria chegando ao Sudeste

No sábado (03) a frente fria atua entre o Paraná e o estado de São Paulo, com o par polar sobre a Região Sul e os ventos de sul chegando ao leste paulista e ao Rio de Janeiro.

Pela manhã, o tempo fica seco em praticamente todo o estado de Santa Catarina, do Paraná e no sul de São Paulo. Previsão de chuvas de moderada a forte intensidade no norte catarinense, leste, sul, centro e oeste do Paraná. Chuva fraca é prevista para o leste de Santa Catarina e o sul paulista. No norte do Paraná, as chuvas começam a partir da metade do período.

alerta temporais
Frente fria ainda pode contribui para chuvas de até forte intensidade na manhã do sábado.

No Rio Grande do Sul até o oeste e centro-sul de Santa Catarina o tempo firme predomina devido à atuação da massa de ar polar, que consegue “limpar” o céu do sudoeste e oeste do Paraná a partir do meio da manhã.

No período da tarde, a frente fria perde intensidade, mas continua contribuindo para o tempo nublado com chuva fraca e isolada no norte e leste do Paraná, no norte de Santa Catarina e no leste de São Paulo. No Rio de Janeiro, o tempo muda por volta do fim da tarde, com aumento da nebulosidade e chuva fraca. No período da noite, as chuvas de fraca intensidade também podem ocorrer mais no interior paulista até a região de Botucatu.

Nas demais regiões dos estados do Paraná e de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina em virtude da atuação da massa de ar polar.

frio polar
Com o avanço da massa de ar polar, as temperaturas mínimas do sábado acontecem no fim da noite.

Em relação às temperaturas, o frio predomina ao longo do dia em boa parte da Região Sul, até o sul e faixa leste de São Paulo, com as mínimas ocorrendo no período da noite, devido ao avançar gradativo da massa de ar polar. As temperaturas ficam abaixo dos 3°C nas regiões de Serra e Planalto da Região Sul. Mínima de 10°C em Porto Alegre, de 12°C em Florianópolis, de 9°C em Curitiba e de 13°C em São Paulo.

Sensação de calor para o norte e noroeste do Paraná e demais áreas do Sudeste, com exceção do Rio de Janeiro, onde as condições são mais amenas.

Domingo: tempo firme, frente fria costeira e geadas

No domingo (04), a frente fria avança de forma costeira até o Espírito Santo, onde contribui para o tempo nublado e com chuva fraca intermitente ao longo do dia, com influência do ar polar que contribui para um dia frio.

frio e chuva no Sudeste.
Frente fria atua de forma costeira no Sudeste, mas a massa de ar polar contribui para o transporte de umidade para o leste de São Paulo e o Rio de Janeiro.

A massa de ar polar, ao se deslocar mais para o oceano, favorece o escoamento de umidade para o leste paulista e o Rio de Janeiro. Assim, o dia fica nublado e frio, com possibilidade de chuvisco.

No Sul, o ar polar, além do frio, para o tempo firme e ensolarado em boa parte da Região, com transporte de umidade somente para porção mais ao norte do litoral paranaense e regiões de divisa do Paraná com o sul de São Paulo.

alerta de geadas
Temperaturas mínimas previstas para o domingo. Há potencial para formação de geada em boa parte da Região Sul.

Há potencial para formação de geadas em todas as regiões do Rio Grande do Sul, Serra, Planalto e Oeste catarinenses. A mínima e máxima ficam em 8°C e 16°C em Porto Alegre, em 11°C e 18°C em Florianópolis, em 6°C e 12°C em Curitiba, em 11°C e 15°C em São Paulo, em 18°C e 20°C no Rio de Janeiro e em 17°C e 24°C em Vitória. No restante do Sudeste, sensação de frio pela manhã e calor no período da tarde com máxima em torno dos 30°C.