Fim de semana chuvoso na BA e alerta de temporais com granizo no RS

Risco para a ocorrência de temporais no Rio Grande do Sul E frente fria frente fria deixa o fim de semana instável e chuvoso no leste da Bahia. Temperaturas aumentam no Centro-Oeste, Sudeste e boa parte do Sul.

Tempo instável ao longo do fim de semana na Bahia. Há risco para alagamentos. No Sul, temporais e granizo são previstos para o Rio Grande do Sul.

Nesta sexta-feira (06) o dia fica nublado desde o Rio Grande do Sul até o sul da Bahia com temperaturas ainda baixas, que mantém a sensação de frio ao longo do dia. As chuvas que estão concentradas em Santa Catarina e no norte gaúcho, diminuem de intensidade ao longo do dia nessas áreas e passam a ocorrer nas demais regiões do estado do Rio Grande do Sul, com risco para temporais durante a madrugada no Oeste, Sul e Campanha.

Na Bahia, a frente fria avança em direção a Salvador, atingindo a capital baiana também na madrugada com alerta para chuvas de moderada a forte intensidade desde Porto Seguro. No restante do país, o tempo segue firme e ensolarado com temperaturas elevadas que podem passar dos 40°C no Centro-Oeste.

Previsão para o fim de semana

No sábado (07), o dia começa muito instável na metade sul e noroeste do Rio Grande do Sul com chuvas intensas e risco para temporais nessas áreas desde a madrugada. Há risco para queda de granizo. O tempo instável é resultado da presença de uma região de cavado, que é uma extensão de uma baixa pressão no norte da Argentina e no Paraguai. Na parte da tarde, as chuvas diminuem e se concentram no sul gaúcho, mas mantendo o alerta de chuva volumosa nessa região. Na noite e madrugada há previsão de pancadas fortes para a região metropolitana de Porto Alegre, litoral norte e serra.

No norte gaúcho e nos estado de Santa Catarina e do Paraná, bastante nebulosidade e chuva fraca no fim do dia mais para as regiões litorâneas. Devido à atuação de ventos de norte, as temperaturas ficam mais elevadas e a sensação é mais agradável ao longo do dia. Condição esta que também se observa para a Região Sudeste. No Centro-Oeste, o tempo segue seco e bastante quente. Já no leste da Bahia, bastante chuva para a região metropolitana de Salvador e temperaturas amenas. Há potencial para alagamentos.

No domingo (08), a região e cavado evolui para uma frente fria no fim do dia. No decorrer desse processo, o tempo fica nublado em todo o Rio Grande do Sul e chove bastante no sul do estado e nas regiões de fronteira com o Uruguai pela manhã. No decorrer do dia, as chuvas diminuem de intensidade, retornando com força e acompanhadas de granizo durante a noite. Os acumulados durante o fim de semana podem ficar próximos dos 100 mm nas regiões da Campanha e Sul.

Pelo fato de o sistema se concentrar mais ao sul, os ventos de norte atuam em todo o Centro-Sul, provendo aumento das temperaturas e sensação de calor em praticamente toda a Região Sul, no Sudeste e principalmente no Mato Grosso do Sul. O tempo fica firme e ensolarado, permitindo um dia bastante proveitoso. Já no leste da Bahia, mais um dia de chuva na região metropolitana de Salvador. A boa notícia é que as chuvas ocorrem com menor intensidade, diminuindo o risco para transtornos.