Fim de semana: chuvas isoladas, mas ainda concentradas no Centro-Norte

Neste fim de semana o tempo instável se mantém para boa parte do Centro-Norte do país, porém as chuvas ocorrem de forma mais isolada. Já para a porção Centro-Sul, o tempo firme continua. Saiba mais detalhes aqui.

alerta temporais
Chuvas ainda se concentram na porção Centro-Norte do país, porém acontecem de forma mais isoladas. No Sul, pancadas isoladas somente no domingo.

Esta semana vem sendo marcada por chuvas volumosas no Centro-Norte do país, devido à atuação de uma ZCAS e da ZCIT na faixa mais ao norte. Desde segunda-feira (15), os volumes superaram os 100 mm nos estados de Minas Gerais, de Goiás, do Tocantins, do Piauí, do Maranhão e do Pará.

A previsão para os próximos dias é de que esse padrão se mantenha, porém com redução da abrangência das chuvas. Mesmo assim, há potencial para transtornos em decorrência de temporais e chuvas intensas mais localizadas.

Previsão para o fim de semana

No sábado (20), a ZCAS continua atuando sobre parte do Centro-Norte do país. Previsão de chuvas isoladas pela manhã no norte de Minas Gerais, sul e oeste da Bahia, norte de Goiás, no Tocantins e no norte do Mato Grosso. No Pará e no Amazonas, a possibilidade para chuvas intensas e mais abrangentes é maior na primeira parte do dia, bem como para o estado do Espírito Santo.

A partir da tarde, as instabilidades ganham intensidade e as chuvas levam maior potencial para transtornos para o Espírito Santo, Centro-norte de Minas Gerais, estado de Goiás, sul do Tocantins e norte do Mato Grosso. Para o Rio de Janeiro e leste de São Paulo, os ventos de sudeste favorecem o transporte de umidade e entre o meio e o fim da tarde há potencial para a ocorrência de temporais.

Já para o restante do Centro-Sul, o tempo firme e ensolarado predomina, com aumento da nebulosidade a partir da segunda parte do dia no sul do Rio Grande do Sul e no leste do estado de Santa Catarina e do Paraná, sem previsão de chuva.

Para o extremo norte do país, a ZCIT mantém o tempo instável e chuvoso, com chuvas de moderada a forte intensidade a partir da tarde no Amapá, nordeste do Pará e norte dos estados do Maranhão e do Piauí.

No domingo (21), as chuvas se tornam mais isoladas pela perda de intensidade da ZCAS. Ainda há previsão de chuvas intensas pela manhã, porém agora sobre o norte mineiro, de Goiás, sul do Tocantins e no nordeste do Mato Grosso.

A partir do meio da tarde, novamente, pancadas isoladas que podem ocorrer na forma de temporais ocorrem em boa parte do Centro-Norte do país. A novidade fica para a maior possibilidade para chuvas intensas no Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e no leste de São Paulo. Na Região Sul, há possibilidade de pancadas isoladas no norte do Rio Grande do Sul, leste e norte de Santa Catarina, sul e leste do Paraná.