Fim de semana bastante agradável e proveitoso em boa parte do país

O tempo seco continua para os próximos dias com temperaturas em elevação em parte da Região Sul e sensação agradável em boa parte do restante do país. Saiba também quando ocorre a mudança de padrão.

Sol e frio
Fim de semana com predomínio de sol e temperaturas agradáveis em boa parte do país. Mudança do padrão ocorrem na próxima semana.

Desde o final de Julho um padrão seco vem predominando em boa parte do país, devido a formação de um bloqueio atmosférico, que dificulta o avanço de sistemas frontais pelo Centro-Sul do Brasil.

Isso não é exclusividade do nosso país. A Bolívia, o Paraguai e a Argentina estão enfrentando o mesmo padrão, porém, na porção centro-norte do território argentino os escoamento de norte passa a ser mais influente, devido à contribuição intensa para o aumento da temperaturas, o que pode configurar em um evento de onda de calor.

Confira a previsão para Agosto: Como será o clima em Agosto de 2020?

No entanto, para boa parte do Brasil, as temperaturas ficam amenas por boa parte do dia, ainda em consequência do transporte de um ar mais frio. A seguir contamos os detalhes para o fim de semana e quais sistema vem atuando.

O fim de semana

Na manhã do sábado (08), as temperaturas continuam baixas em todo o Centro-Sul e Centro-Leste do país, incluindo boa parte do Nordeste. Essa condição vem sendo favorecida pela perda radiativa ao longo da madrugada, potencializada pelo tempo seco, majoritariamente nas áreas do interior. Já em toda a faixa leste do país, a atuação de um sistema de alta pressão, ainda favorece o transporte do ar frio, o que possibilita uma sensação agradável ao longo do dia.

Tempo nublado pela manhã no leste e centro-sul do Rio Grande do Sul, com abertura a partir do fim do período. No litoral norte gaúcho até o leste do Paraná, a nebulosidade aumenta durante a noite, mas sem ocorrência de chuva. Já no leste do Nordeste, os ventos de leste mantém o dia nublado, com ocorrência de chuvas fraca alternando com período de melhoria.

Para o domingo (09), o mesmo padrão se mantém, com maior aumento das temperaturas no Rio Grande do Sul, que podem trazer sensação de calor na parte da tarde na região Central, no Oeste e no Sul. Já para o restante da Região Sul, o tempo firme predomina, bem como no Centro-Oeste, que vem se mantendo com céu claro por vários dias.

No Sudeste, o sol aparece entre poucas nuvens, que passam a ter maior concentração no Espírito Santo e no norte de Minas Gerais, mas sem potencial para chuva. No Nordeste, também sem nenhuma novidade. O domingo continua com temperatura amenas ao longo do dia, sensação de frio pela manhã e madrugada, e ocorrência de chuvas fraca ao longo do dia, sem mais abrangentes no leste da Bahia.

Quando há a mudanças de padrão?

Na próxima semana o padrão deve mudar com o enfraquecimento do bloqueio atmosférico. O avanço de um sistema frontal se dá entre a terça e a quarta-feira, com chuvas passando a serem persistentes durante, pelo menos, 5 dias do norte do Rio Grande do Sul até o oeste e sul do Paraná.