Como será o clima em Agosto de 2020?

Com um padrão seco e quente à vista, será que no mês de Agosto esse padrão irá pendurar? Quais são os principais fatores que vão reger as condições meteorológicas? Confira as resposta aqui.

Clima de Agosto
Será que mês de Agosto irá se comportar dentro da climatologia? O padrão seco e quente irá se sustentar? Confira a previsão climática para o mês.

O mês de Agosto é comumente caracterizado pela manutenção do tempo seco em boa parte do Brasil e pela redução dos volumes na Região Sul, mas ainda com a ocorrência majoritária de volumes entre 100 e 150 mm. Para o leste do Nordeste, a condição é bastante semelhante, com chuvas concentradas na faixa leste da Região. Volumes acima de 200 mm, são esperados apenas no extremo norte do país.

Em relação às temperaturas, o padrão mais frio se mantém para boa parte do Centro-Sul do país, uma vez que os sistemas frontais e massa de ar polar continuam a avançar pelo Cone-Sul da América do Sul. Por outro lado, a amplitude térmica aumenta bastante proporcionando maior redução da umidade do ar no Brasil Central.

Como ainda estamos em neutralidade para ENOS, ou seja, sem influência dos fenômenos El NIño e La Niña, será o Agosto se comportará próximo da climatologia? Antes, devemos olhar para outros fatores influentes.

As oscilações Antártica (AAO) e de Madden-Julian (MJO)

Ambas as oscilações são fatores climáticos extremamente importantes para o Brasil. Enquanto a AAO influencia as condições no Centro-Sul do país, a MJO afeta mais a porção Centro-Norte. No entanto, combinadas podem configurar padrões poderosos, que trazem condições muito bem definidas e duradouras para a América do Sul.

Para os próximos 15 dias estamos por vivenciar um padrão mais quente e seco, que pode estabelecer um evento de onda de calor na Planície Central do nosso continente.

No final de Julho a AAO passou a ter uma tendência positiva que possuí previsão de se intensificar. Essa condição favorece o deslocamento do cinturão de baixa pressões mais próximo da Antártica, que, em contrapartida, contribui para a atuação dos sistemas de alta pressão mais para norte.

Já as manchas vermelhas no mapa da MJO traz uma condição de subsidência no Centro-Norte e leste do país, na qual, passa a ideia de que a Alta Subtropical do Atlântico Sul se aproxime mais do Brasil. Esse padrão pode configurar um cenário de bloqueio atmosférico.

Após essa configuração mais seca, ambas as oscilações trazem uma potencial mudança de padrão durante a segunda quinzena, uma vez que AAO pode passar a entrar em uma tendência negativa e a MJO não se encontra em uma fase de subsidência tão intensa.

Anomalias de precipitação e temperatura média do modelo CFSv2

O modelo CFSv2 é um dos principais modelos climáticos utilizados pela comunidade meteorológica. Apesar de ser um ferramenta que oscila bastante para o longo prazo possui uma boa assertividade para o padrão climático médio no período de um mês.

Em vista disso e da análise das oscilações AAO e MJO, as anomalias de precipitação e temperatura apresentadas para Agosto estão bastante coerentes.

A condição mais seca no Centro-Sul, combinadas com um cenário mais úmido no leste da Bahia e sobre o Uruguai, mostram que o padrão de bloqueio atmosférico durante a primeira quinzena terá um peso grande na média do mês. O reflexo disso, pode ser notado também da distribuição das anomalias de temperatura: positivas na Planície da América do Sul e negativas entre Minas Gerais e a Bahia.