EUA: 2022 com previsão de mais tornados do que nos anos anteriores!

Com a chegada da primavera no Hemisfério Norte, a ocorrência de fortes tempestades e tornados aumenta. Mas, as previsões de uma temporada extremamente ativa deixam os meteorologistas em alerta.

tornados, EUA, prognóstico
As primeiras previsões de tornados desta temporada foram emitidas.

Em 1º de março começou a primavera climatológica no Hemisfério Norte e, com os dias mais quentes, vem a temporada de tempestades. Tempo severo e tornados podem ocorrer em qualquer época do ano, mas os ingredientes para fortes tempestades e grandes tornados se reúnem com mais frequência no centro dos EUA durante março, abril e maio. É por isso que os meteorologistas consideram esses meses como uma estação de clima severo.

No início de março, os meteorologistas do AccuWeather divulgaram suas previsões e preveem que este ano pode ser caracterizado por um número maior de tornados e tempestades do que se desenvolveu nos últimos anos. Para fazer essas previsões, especialistas analisam os padrões climáticos atuais e os comparam com as condições que predominaram em anos anteriores, quando havia padrões climáticos semelhantes. Este método ajuda os meteorologistas a prever o que acontecerá no futuro, estudando o passado.

Entre 120 e 170 tornados estão previstos para ocorrer em solo nos EUA em março, o que pode dobrar a média de longo prazo do mês de 80 tornados, segundo o Storm Prediction Center (SPC) da NOAA. O Centro também esclarece que pode haver alguns grandes eventos em março, concentrados nas planícies do centro-sul e nos estados da Costa do Golfo durante a segunda metade do mês.

Abril parece bastante extremo. A previsão é de que ocorram entre 200 e 275 tornados neste mês, significativamente mais do que o ocorrido em abril passado, quando foram registrados 73 tornados, e bem acima da média de 155 eventos. As médias de longo prazo são baseadas em dados de tornados de 1991 a 2010, de acordo com o SPC. Além disso, as tempestades também devem começar a se mover para o leste. Essa mudança estará relacionada a dois grandes fatores: a expansão das condições de seca em Four Corners e High Plains, e uma mudança na corrente de jato que influenciará a área onde as tempestades severas podem se desenvolver.

Finalmente, eles preveem um total de 1.350 a 1.475 tornados nos EUA em 2022, bem acima da média anual de 1.253. Se esse cenário ocorrer, também poderá ser a maior contagem de tornados desde 2019, quando 1.517 tornados foram registrados.

Tornados cada vez mais a leste?

"Tornado Alley" é um termo cunhado em 1952 usado para se referir a uma área onde há um alto potencial para o desenvolvimento de tornados. Neste caso, a área abrange uma faixa das planícies do sul até as planícies do norte dos EUA, incluindo o centro do Texas, grande parte de Oklahoma, Kansas, Nebraska e Dakota do Sul. Em seu flanco oeste, este tradicional Tornado Alley inclui trechos do leste do Colorado e do leste do Novo México e, no lado oposto, uma estreita faixa de Iowa.

E embora essa área ainda seja conhecida por esse nome, as tendências de tornados nos últimos anos provocaram um debate entre os meteorologistas sobre se a área com maior quantidade de tornados não deveria ser redefinida. Nas últimas décadas, essas tempestades parecem estar se desenvolvendo mais a leste, com tornados se tornando mais frequentes nos vales do Mississippi e do Tennessee.