Recorde: uma nuvem com o topo mais frio de -111°C!

Cientistas da Universidade de Oxford relataram sobre uma nuven com -111°C que se formou devido uma grande tempestade sobre o Oceano Pacífico. Acredite, isso pode se tornar comum, afirmou o autor do estudo.

Incrível estudo da Universidade de Oxfort revela que a temperatura de uma nuvem de tempestade alcançou um valor histórico de -111°C.
Incrível estudo da Universidade de Oxfort revela que a temperatura de uma nuvem de tempestade alcançou um valor histórico de -111°C.

Muita gente ama ver uma imagem de satélite. Para você entender, com uma linguagem bem atual, imagem de satélite é como se fosse uma selfie da Terra. Mostra como que ela está naquele horário, em relação a nebulosidade.

Existem vários tipos de imagens de satélite: vapor d’água, infravermelho, visível, entre tantas, em um outro artigo eu explico cada uma. Aqui vamos falar apenas da imagem infravermelho, onde é realçado o topo das nuvens.

Em um estudo feito pela Universidade de Oxfort, Reino Unido, os cientistas, Simon Richard Proud e Scott Bachmeier, relatam que a temperatura no topo da nuvem foi de -111°C.

Essa incrível marca ocorreu dia 29 de dezembro de 2018 às 10 horas e 38 minutos, horário de Brasília. Os sensores que medem a temperatura estão a bordo de satélites em órbita na Terra e essa informação é relevante para que meteorologistas tenham ideia do potencial da tempestade e assim emitem aviso para a defesa civil e ela emite o alerta para a população.

O satélite foi o NOAA-20 e o sensor que registra a temperatura é o VIIRS. Segundo o Dr. Simon Proud, primeiro autor do estudo, a nuvem atingiu uma temperatura que ultrapassa os limites do que os atuais sensores de satélite são capazes de medir.

satélite
Imagem de satélite do canal do infravermelho com realce de temperatura de brilho na tarde de 11 de março no Nordeste.

Veja essa imagem do dia 11 de março deste ano. É uma imagem no infravermelho, onde as cores realçadas são as temperaturas no topo das nuvens. Vermelho significa que a temperatura é de, aproximadamente, -60°C e preto -70°C. Topos muito frios significa que são nuvens associadas a tempo severo com chuva volumosa, raios e possível queda de granizo. As nuvens de instabilidade geradas por tempestades e ciclones (subtropicais e tropicais) estão em altitudes elevadas, em torno de 20 km.

Quero te mostrar um exemplo. Note que a cor preta é um valor muito baixo (-70°C) e está sobre o Estado do Ceará, nordeste do Brasil. Na capital, Fortaleza, o acumulado de chuva foi de 101,2 mm. Esse valor representa 29% em relação à média climatológica do mês, que é de 349,4 mm. E nesse evento severo a chuva volumosa foi acompanhada de muitos raios e ventos fortes.

Eu amo imagem de satélite e espero que você tenha gostado desse artigo.

Saudações Meteorológicas!