Do calor ao frio intenso: ar polar derruba as temperaturas no centro-sul do Brasil com mínimas negativas na Região Sul

O calorão irá dar lugar ao frio intenso no centro-sul do Brasil ainda nesta semana, provocando um grande contraste de temperaturas na região! De temperaturas próximas dos 30°C ao risco de formação de geadas!

massa de ar polar
Anomalia de temperatura em 850 hPa destaca o avança de uma massa de ar polar a partir da quarta-feira (13), ganhando o centro-sul do Brasil até o fim da semana.

Uma nova frente fria já avança pela região Sul do Brasil e provoca tempestades intensas e chuvas volumosas no estado do Rio Grande do Sul. Estamos acompanhando com atenção essa frente fria, que continuará a provocar muita chuva na região Sul nos próximos dias, inclusive nas regiões já afetadas pelas chuvas da semana passada, que provocaram a morte de 42 pessoas.

Além de levar chuvas à região Sul, e também para as regiões Sudeste e Centro-Oeste do país nesta semana, a frente também será responsável por trazer uma forte massa de ar frio para o interior do continente. Porém, antes do frio chegar, essas 3 regiões experimentarão o que chamamos de efeito pré-frontal: intensos ventos de norte e/ou noroeste, que trazem muito calor do interior do continente e provocam uma acentuada elevação das temperaturas.

Esse calor da pré-frontal já se fez presente em grande parte do centro-sul nesta segunda-feira (11), muitas cidades registraram temperaturas máximas que ultrapassaram os 30ºC! No Rio Grande do Sul, as cidades de Santa Rosa, Campo Bom e Porto Alegre atingiram temperaturas de 33.7ºC, 36.2ºC e 33.9ºC, respectivamente. Outras cidades do país como Cuiabá, Campo Grande, Maringá e São Paulo atingiram os 40.3ºC, 35.1ºC, 32.4ºC e 31ºC, respectivamente.

Há risco para a formação de geada nas regiões da serra e planalto catarinenses, como na região dos municípios de São Joaquim, Urubici, Lages e Caçador, no norte e região de serra do Rio Grande do Sul e no sul do Paraná.

Esse calor se manterá nesta terça-feira (12), enquanto a frente fria se mantém sobre o Sul e inicia-se o processo de um novo ciclone extratropical na região Sul, que se configurará na costa da região na quarta-feira (13). A formação desse ciclone, além de provocar mais chuvas, derrubará as temperaturas nos estados do Sul já na quarta-feira e impulsionará a frente fria para norte, que finalmente passará a atuar nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, levando chuva e um alívio do calorão.

Depois do calor, chegará o frio intenso!

A partir de quarta, após a formação do novo ciclone extratropical, vamos observar um grande contraste de temperaturas sobre o centro-sul do Brasil, com o estado do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul registrando temperaturas bem abaixo da média, e as demais regiões, como o leste de Santa Catarina, Paraná e o estado de São Paulo, registrando temperaturas bem acima da média.

Prepare-se: a partir de quinta-feira (14) toda porção centro-sul do Brasil irá registrar frio intenso e temperaturas bem abaixo da média!

Por exemplo, enquanto a capital gaúcha, Porto Alegre, registrará uma temperatura máxima de apenas 16°C na quarta, após os quase 34°C de segunda, a capital paulista, São Paulo, registrará uma máxima de 32°C. Isso se deve ao fato desta massa de ar frio ter um caráter bem continental, ou seja, ela avançará e ganhará força a partir do interior do continente sul-americano, entre o norte da Argentina, Paraguai e oeste do centro-sul do Brasil.

A partir de quinta-feira (14), com o deslocamento do ciclone para o oceano, a massa de ar frio começará a avançar para nordeste, passando a atuar em toda a região Sul, e também em partes da região Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, principalmente.

A previsão é de que diversas cidades fiquem com mínimas abaixo dos 10ºC na quinta-feira, como Passo Fundo, Porto Alegre e Chapecó, nessas cidades as máximas não devem ultrapassar os 15°C. As capitais São Paulo e Campo Grande ficarão com o céu encoberto durante todo o dia e, além disso, terão uma abrupta queda da temperatura, com mínimas da ordem de 12ºC e máximas de 24°C.

frio massa de ar polar
Temperaturas mínimas previstas para a quinta-feira (14), segundo o modelo ECMWF.

Pelo seu caráter continental, essa massa de ar frio conseguirá atingir estados da porção noroeste do Brasil já a partir de quinta-feira, como é o caso de Mato Grosso, Rondônia, Acre e extremo oeste do Amazonas. Dessa forma, essa massa de ar frio poderá ser responsável por um evento de friagem na região Norte: quando uma massa de ar frio consegue alcançar a região, mudando a direção dos ventos, que passam a soprar de sul, diminuindo as temperaturas e aumentando a nebulosidade.

Na sexta-feira (15), o ar frio continuará se deslocando para norte no país, fazendo com que as altas temperaturas fiquem restritas ao centro-norte e nordeste do Brasil. Nesse dia o frio será ainda mais intenso em grande parte do centro-sul do país, principalmente durante a madrugada e manhã, quando as temperaturas mínimas atingirão valores bem baixos.

ar polar geadas
Temperaturas mínimas previstas para a sexta-feira (15), segundo o modelo ECMWF.

Durante as primeiras horas do dia de sexta, as temperaturas ficarão abaixo dos 5ºC no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, com temperaturas negativas na Serra Catarinense. Há risco para a formação de geada nas regiões da serra e planalto catarinenses, como na região dos municípios de São Joaquim, Urubici, Lages e Caçador, no norte e região de serra do Rio Grande do Sul e no sul do Paraná.