Sudeste inicia a semana com muito calor e baixa umidade. Frente fria volta a mudar o tempo a partir de quinta-feira

Mais uma semana com aumento das temperaturas no Brasil Central e principalmente na Região Sudeste. As máximas podem chegar a valores próximos dos 40°C. Uma frente fria provoca mudanças a partir de quinta-feira.

ar quente calor e baixa umidade
Massa de ar quente ganha intensidade e se espalha pelo Brasil. Temperaturas de quase 40°C e umidade abaixo dos 20% são destaques no Sudeste.

O fenômeno El Niño já está influenciando o clima no Brasil, contribuindo para a maior frequência de eventos de chuva sobre parte do centro-sul do Brasil, principalmente sobre a Região Sul, onde, nos primeiros dias de setembro, os acumulados superaram a média do mês.

Juntamente com essa marca, o elevado volume de chuva e as tempestades severas provocaram muitos estragos e mortes, resultando em uma das maiores tragédias do Rio Grande do Sul.

Nos próximos dias, mais chuvas e risco de tempestades estão previstos para o Sul do Brasil e, devido ao processo de formação de mais um ciclone extratropical e do tempo firme e quente no centro-norte do Brasil, o ar quente consegue chegar ao Sudeste e aumentar muito as temperaturas ao longo da semana.

Assim, temos mais um período característico do padrão climático sob influência do El Niño: muita chuva no Sul e temperaturas elevadas no restante do Brasil.

Temperaturas próximas dos 40°C e baixa umidade do ar

Com a formação de uma região de baixa pressão sobre o Uruguai, os ventos do quadrante norte já começam a atuar e a transportar um ar mais quente para o centro-sul do Brasil, aumentando as temperaturas e trazendo uma condição mais quente comparada com o dia anterior nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

No Sudeste, nesta segunda-feira (11), as máximas já podem ficar acima dos 30°C no interior de São Paulo, no norte e no oeste de Minas Gerais. Na capital paulista, e na região do Vale do Paraíba, as máximas atingem os 30°C, já no litoral do estado ficam em torno dos 23 e 24°C. No Rio de Janeiro, Espírito Santo e na porção central e sul de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte, as máximas não passam dos 26°C.

Na terça-feira (12), uma frente fria começa a avançar pela Região Sul e o escoamento de norte continua, mantendo o transporte de ar quente para o centro-sul e fortalecendo a massa de ar quente sobre o Sudeste.

As temperaturas já atingem os 30°C no período da manhã em praticamente todo o estado de São Paulo, no norte e oeste de Minas Gerais. As máximas previstas variam de 32 a 35°C no interior de São Paulo, no norte e no oeste mineiro. Na capital paulista e no Rio de Janeiro, as temperaturas ficam em 30°C e, em Belo Horizonte e Vitória, atingem os 27 e 28 °C, respectivamente.

Na quarta-feira (13), o escoamento de norte ganha intensidade e a formação de uma baixa pressão sobre a Região Sul, contribui para o empoçamento de ar quente sobre o Sudeste. Assim, as temperaturas aumentam mais e as máximas podem variar de 35 a 37°C no interior de São Paulo até a região do Triângulo Mineiro e o norte de Minas Gerais. Na capital paulista e no Rio de Janeiro, máximas de 31 e 29°C, respectivamente, em Belo Horizonte de 28°C e em Vitória de 29°C.

Ar quente ganha forção ao longo da semana sobre o centro-leste do Brasil e temperaturas podem chegara próximas dos 40°C na Região Sudeste. Umidade do atinge patamares alarmantes abaixo dos 20%.

Na quinta-feira (14), apesar da frente fria, que se formou sobre a Região Sul, chegar ao Sudeste por volta do meio da manhã, o sistema não consegue avançar muito pela Região, mantendo a condição de empoçamento do ar quente.

As máximas podem chegar aos 37 e 39°C no norte de São Paulo e na região do Triângulo Mineiro, com temperaturas de 33 a 35°C na porção central e leste paulistas. No Rio de Janeiro, as temperaturas saltam para os 33°C e em Belo Horizonte para os 32°C. Em Vitória, no Espírito Santo, as máximas ficam em 30°C.

alerta de umidade baixa
Umidade relativa do ar atinge patamares abaixo dos 20% em boa parte do Sudeste até a quinta-feira.

Em virtude do tempo firme e do aumento gradativo das temperaturas, a umidade relativa do ar atinge patamares muito baixos, que ficam abaixo dos 20% no centro-norte de São Paulo e no oeste de Minas Gerais.

Frente fria traz mudança no fim da semana e risco de tempestades

Na quinta-feira (14), uma frente fria que se formou sobre a Região Sul passa a atuar no Sudeste por volta do meio da manhã. Assim, o tempo fica nublado no oeste de São Paulo e nas regiões de divisa com o Paraná. A partir do fim do período, chuvas de fraca a moderada intensidade começam a ocorrer nessas áreas e no sul paulista.

No período da tarde, o sistema frontal avança lentamente chegando ao leste de São Paulo, somente no período da noite. No decorrer do avança, há mais aumento da nebulosidade do que chuva, com precipitação concentrada no no norte, centro e leste de São Paulo, ocorrendo com fraca a moderada intensidade. Não há previsão de grandes acumulados ou risco de tempestades, mas rajadas de ventos mais intensas podem provocar transtornos pontuais.

chuva sudeste frente fria
Frente fria influencia o Sudeste com mais nebulosidade do que ocorrência de chuva.

Na madrugada de sexta-feira (15), a frente fria chega ao sul de Minas Gerais, ao Triângulo Mineiro e ao sul do Rio de Janeiro, provocando ventos e chuvas de fraca intensidade. No decorrer do dia, o sistema atua mais de forma costeira, influenciando somente o Rio de Janeiro com chuvas de fraca intensidade, que no período da tarde, podem ocorrer na forma de tempestades. No período da noite, a frente fria chega ao Espírito Santo, leste e nordeste de Minas Gerais, aumentando a nebulosidade e provocando chuvas fracas e pontuais.

tempestades Rio de Janeiro
Na sexta-feira, há potencial de tempestades no estado do Rio de Janeiro.

Com o avanço da frente fria, uma massa de ar frio baixa as temperaturas e traz de volta a sensação de frio ao estado de São Paulo e áreas mais ao leste do Sudeste.