Confirmado! A frente fria da mudança de padrão já pode ser vista por satélite e está à caminho do Brasil

Finalmente a frente fria foi confirmada e já pode ser vista nas imagens de satélite. Ao longo deste final de semana o sistema avança sobre o Sul do Brasil trazendo chuvas e alívio para o calor

    previsão do tempo frente fria
    Frente fria já da sinais nas imagens de satélite atuando sobre a Argentina. Sistema avança pelo Brasil nos próximos dias.

    A sexta-feira (07) começou com a confirmação de uma frente fria que vai dar fim a onda de calor e provocar chuvas no Sul do país neste final de semana. O sistema está se formando sobre a Argentina e deve chegar ao extremo sul do Brasil neste sábado (08).

    Frente fria vai causar chuva sobre o Sul do país e presença da massa de ar frio diminui as temperaturas na região. Sistema deve alcançar o Sudeste a partir de segunda-feira (10) provocando chuvas, contudo as temperaturas não diminuem muito o que deixa o tempo abafado.

    Enquanto aguardamos ansiosos pela chegada da frente fria, a sexta-feira (07) terá temperaturas elevadas sobre todo o Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná. Os termômetros ainda devem registrar temperaturas acima dos 35°C em inúmeras cidades.

    • Em Porto Alegre, por exemplo, a temperatura máxima não supera os 37°C.
    • Novo Hamburgo/RS, os termômetros podem chegar a casa dos 39°C.
    • Em Florianópolis, um pouco mais fresco com máxima chegando aos 30°C e aos 28°C em Curitiba.

    As possibilidades de chuva para esta sexta-feira (07) ficam localizadas no extremo oeste do Rio Grande do Sul e partes do norte de Santa Catarina e sul do Paraná. Em Uruguaiana/RS e em São Mateus do Sul/PR, por exemplo, o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com, indica chances de pancadas de chuva na região, aliviando um pouquinho do calor que tem feito nos últimos dias.

    Avanço da frente fria traz alívio para o calor no Sul do Brasil

    O sábado ainda terá uma manhã com tempo aberto e temperaturas mínimas elevadas na casa dos 25°C em grande parte do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e no Paraná temperaturas um pouco mais baixas na casa dos 22°C, nas regiões de serra os termômetros terão mínima entre 15 e 17°C.

    Durante a tarde as temperaturas aumentam devido a presença da frente quente que vai na dianteira do sistema frontal. Com isso, as temperaturas vão permanecer acima dos 30°C no sul do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. No final da tarde a frente já se encontra sobre cidades como Bagé/RS, Santana do Livramento/RS e Uruguaiana/RS.

    Temperatura máxima prevista para o Sul e Sudeste para a tarde de domingo (09).
    Temperatura máxima prevista para o Sul e Sudeste para a tarde de domingo (09).

    No domingo (09), as temperaturas despencam no Rio Grande do Sul devido a presença da massa de ar frio após a passagem da frente fria. Em Dom Pedrito/RS, a máxima não supera os 24°C e aos 26°C na capital Porto Alegre. Ainda no domingo (09), Santa Catarina e Paraná tem previsão de temperaturas no entorno de 30°C e a medida que a frente fria avança, começam a cair.

    Mas o que o povo quer saber é sobre as chuvas. Quando elas chegam? Já a partir da tarde e início da noite de sábado (07) as primeiras pancadas de chuva decorrentes da frente fria deverão ser registradas no extremo Sul do Brasil. Além disso, o avanço da frente fria poderá causar temporais isolados de chuvas intensas, logo é importante ficar atentos aos canais da Meteored | Tempo.com.

    Previsão de nebulosidade e precipitação para a tarde de domingo (09), segundo o modelo ECMWF.
    Previsão de nebulosidade e precipitação para a tarde de domingo (09), segundo o modelo ECMWF.

    Durante o domingo (09), cidades como Santa Maria/RS, Lajeado/RS e a região metropolitana de Porto Alegre têm riscos de tempestades que poderão vir acompanhadas de rajadas de vento e até mesmo de granizo.

    Até o final da noite, a frente fria vai chegar a Santa Catarina e Sul do Paraná, provocando chuva nessas regiões, mas aliviando o calor. Os municípios do leste dos estados devem ficar mais atentos, pois as chances de chuvas intensas são maiores, inclusive na capital catarinense, Florianópolis.

    Sistema avança para o Sudeste e deixa o tempo abafado

    A frente fria vai continuar se deslocando sobre o Brasil e a partir desta segunda-feira (10) chega ao Sudeste provocando chuvas isoladas na região. As cidades do centro-leste de São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo terão aumento nas chances de temporais isolados.

    Na terça-feira (11) as chuvas voltam a se concentrar no norte do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina e do Paraná, além da faixa que se estende desde o sul de São Paulo ao sul de Minas Gerais, incluindo a capital paulista.

    Previsão de nebulosidade e precipitação para a tarde de terça-feira (11), segundo o modelo ECMWF.
    Previsão de nebulosidade e precipitação para a tarde de terça-feira (11), segundo o modelo ECMWF.

    Contudo, o sistema estará ficando mais fraco, isso faz com que as quedas de temperaturas, esperadas na região Sudeste, não sejam tão bruscas conforme será na Região Sul. O que deixa o tempo abafado durante a tarde neste início de semana, as temperaturas ficam próximas de 26°C.