Frente fria vai mudar o tempo no Brasil! Alerta de tempestades e queda da temperatura; confira estados mais afetados

Uma frente fria avança pelo Sul do Brasil no fim de semana, trazendo chuvas para diversos estados. Com a entrada de uma massa de ar frio, o sistema quebra ainda a onda de calor que atinge a região, reduzindo as temperaturas.
Uma frente fria começa a avançar pelo país entre a noite do sábado (08) e a madrugada do domingo (09), trazendo chuvas intensas para o Rio Grande do Sul. Ao longo do domingo, o sistema avançará pelo Estado gaúcho, trazendo chuva para todos os municípios, inclusive a capital Porto Alegre.
Durante a tarde de domingo (09), o sistema já estará causando chuvas em Santa Catarina e no Sul do Paraná, e continuará avançando durante a noite. Na segunda-feira (10), o sistema formará chuvas sobre Santa Catarina e Paraná, atingindo inclusive as capitais Florianópolis e Curitiba.

As chuvas chegarão também a São Paulo e Mato Grosso do Sul ao longo da semana, e persistirão nos dias seguintes, quebrando o bloqueio que mantinha o tempo firme e seco em boa parte do centro-sul do Brasil.
As tempestades não trazem acumulados altos de chuva, permanecendo abaixo dos 100 mm totais até terça-feira (11). Ainda assim, pontualmente e de maneira localizada, não se exclui a possibilidade de que as tempestades causem rajadas de vento intensas e problemas como alagamentos em áreas urbanas.

Um dos pontos mais importantes, além da chuva, é que a frente irá finalmente trazer um alívio para a onda de calor que tem afetado grande parte da região Sul ao longo dos últimos dias.
Além da chuva, frente fria fará as temperaturas caírem
Após a passagem da chuva, uma massa de ar frio vai adentrar o país e fazer as temperaturas caírem. A massa de ar frio será sentida já no Domingo no Rio Grande do Sul, no oeste do Mato Grosso do Sul e no sul de Santa Catarina.
Ao longo da segunda-feira (10), a frente fria ainda causará uma queda nas temperaturas do Paraná e leste de São Paulo, embora menos pronunciada. Apesar de a massa de ar frio não atingir de maneira intensa a região do norte do Paraná e arredores - que estão passando pela onda de calor - ainda assim a chuva e a nebulosidade podem trazer um breve alívio para as altas temperaturas.

Confira a queda das temperaturas entre esta sexta-feira (07) e a segunda-feira (10) em algumas das cidades mais afetadas do estado gaúcho e catarinense:
- Porto Alegre: De 36°C / 23°C para 26°C / 19°C
- Santa Maria: De 34°C / 24°C para 25°C / 16°C
- Criciúma: De 35°C / 22°C para 26°C / 20°C
- Chapecó: De 32°C / 19°C para 23°C / 18°C
Vale notar que estamos falando de um cenário de grande escala, e portanto as chuvas e a queda de temperaturas podem variar de um município para o outro. Por isso, não deixe de acompanhar as atualizações e previsões específicas para a sua cidade aqui no site da Meteored | Tempo.com.