Como será o clima de abril no Brasil? Chuvas diminuem ainda mais e o calor ainda deve continuar! Confira os detalhes

Abril promete ser mais quente que o normal em todo o Brasil, enquanto que o padrão e chuvas será mais irregular, chuvas volumosas em partes do Sul, Norte e Nordeste e chuvas abaixo da média na porção central.

Previsão do clima para abril no Brasil
Abril deverá ser um mês de contrastes em relação a precipitação no território brasileiro, já o calor se fará presente em todo o país.

Estamos na última semana de Março e também no final do primeiro trimestre de 2024! Março seguiu a tendência observada nos últimos meses de temperaturas acima do normal em todo o Brasil. As temperaturas máximas e mínimas estiveram muito acima do esperado neste mês, principalmente durante a intensa onda de calor que ocorreu no Centro-Sul em meados do mês.

Em relação às chuvas, Março tem registrado um grande déficit de chuvas generalizado pelo Brasil, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Partes do Norte e Sul têm registrado acumulados de chuvas acima da média, assim como pontos do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, após a passagem da frente fria que provocou acumulados extremos de chuva e desastres nessas regiões.

Climatologia do acumulado de chuvas (à esquerda) e da temperatura média (à direita) para o mês de Abril. Fonte: INMET.

Mas será que abril seguirá a mesma tendência de março e dos meses anteriores? Antes de partirmos para as previsões, vamos fazer uma breve recapitulação da climatologia do mês. Abril é um mês de outono no Brasil, isso significa que nesse mês esperamos uma redução das temperaturas, principalmente no Centro-Sul, devido a uma maior frequência de entrada de frentes frias continentais, mas também ainda não são registradas temperaturas tão frias quanto aquelas observadas no inverno.

Abril marca o início do período seco em grande parte do país, uma significativa redução das chuvas é observada principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas também no sul e interior do Nordeste. Na região Sul as chuvas são mais abundantes, devido a maior passagem e formação de ciclones e frentes frias, mas os maiores acumulados do país acontecem sobre o Norte e norte do Nordeste, devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Mais um mês sem El Niño ou La Niña: qual padrão climático irá predominar?

A fase positiva do El Niño - Oscilação Sul (ENOS), o El Niño, segue perdendo força no Pacífico Tropical, caminhado para sua fase neutra e, com isso, seus impactos sobre o clima também tem perdido força, de forma que o El Niño já não é mais o principal modulador do clima no Brasil.

Em contrapartida, as anomalias positivas sobre o Atlântico Tropical, que já estavam muito intensas, seguem muito altas, como podemos ver no campo de anomalias de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) da última semana. Essas águas quentes servem como combustível para a convecção gerada pela ZCIT que nessa época atua sobre a costa norte da região Nordeste e leste da região Norte.

Campo de anomalia de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) observada para a semana dos dias 17 de março a 23 de março. Fonte: NOAA.

A Oscilação de Madden-Julian (MJO, na sigla em inglês) aparentemente não terá grande influência sobre as chuvas no Brasil no próximo mês, de acordo com as previsões, pois o atual pulso da MJO parece estar perdendo força e deverá ficar inativo nas próximas semanas. A Oscilação Antártica (AAO, na sigla em inglês), apesar de não termos uma previsão estendida para todo o mês de Abril, aparentemente estará em sua fase positiva na virada do mês, mas nos primeiros dias de Abril apresentará uma tendência de fase negativa, o que poderá contribuir para a atuação de sistemas transientes principalmente no Sul do Brasil.

Prognóstico de temperatura para o Brasil em Abril

Infelizmente, para aqueles que anseiam pela chegada das temperaturas mais frias do inverno, Abril ainda não será um mês frio no Brasil. As previsões do modelo de confiança da Meteored, o modelo ECMWF, prevê que as semanas de Abril serão marcadas por temperaturas acima da média em grande parte do país, principalmente em partes do Centro-Sul e no extremo norte.

Previsão das anomalias de temperatura para as semanas de abril de 2024. Fonte: ECMWF.

A tendência é que as maiores temperaturas ocorram no oeste da região Sudeste e no Centro-Oeste, além da região Norte, principalmente no extremo norte. Algumas pequenas regiões do Brasil terão temperaturas mais próximas do normal, como uma pequena porção do interior do Nordeste e o sul do Rio Grande do Sul, nas duas primeiras semanas do mês, provavelmente devido a atuação de sistemas frontais e chuvas volumosas.

Prognóstico de chuvas para o Brasil em Abril

Em relação às chuvas, o destaque da previsão de Abril vai para as chuvas volumosas previstas para a região Nordeste e partes do Norte do Brasil. Essas chuvas atingirão uma maior extensão e maiores acumulados durante as duas primeiras semanas, na segunda metade do mês os acumulados deverão ser reduzidos.

Enquanto as altas temperaturas serão generalizadas pelo Brasil, o padrão de chuvas não será homogêneo! As chuvas mais volumosas deverão ocorrer entre o Norte, Nordeste e partes do Sul, enquanto Sudeste e Centro-Oeste registrarão chuvas próximas ou abaixo da média.

Esse volume acima da média previsto em partes do Norte e Nordeste provavelmente está associado ao posicionamento da ZCIT mais ao sul do que o normal para esse mês. É possível notar que há um dipolo de anomalias entre o extremo norte do Brasil (anomalias negativas de chuvas previstas) e a faixa zonal que se estende desde o norte do Nordeste até o sul da região Norte (anomalias positivas de chuvas previstas), indicando esse posicionamento mais ao sul da ZCIT.

Previsão das anomalias de chuva para as semanas de abril de 2024. Fonte: ECMWF.

Além do Norte e Nordeste, as duas primeiras semanas de Abril também serão marcadas por chuvas acima da média na região Sul, principalmente no estado do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina e Paraná, o que pode estar associado a maior passagem de sistemas frontais devido a tendência negativa da AAO. O restante do país deverá registrar chuvas mais próximas à média com possibilidade de acumulados abaixo da média em parte do Sudeste.

Nas duas últimas semanas de Abril, grande parte do Brasil deverá registrar chuvas próximas à média, principalmente a região Sul e partes do Centro-Oeste e Nordeste. A região Sudeste deverá registrar chuvas abaixo do esperado, com destaque para os menores acumulados no norte de São Paulo e Minas Gerais, além de partes do Centro-Oeste, como os estados do Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e Goiás.