Nível global do mar teve um salto significativo em 2023 devido ao El Niño, afirma a NASA

A análise da agência americana afirma que o nível médio global do mar deu um salto significativo de cerca de 0,76 centímetros entre 2022 e 2023, devido ao aquecimento do clima e ao El Niño.

Honolulu, Havaí
O aumento do nível do mar está afetando comunidades costeiras em todo o mundo, principalmente aquelas localizadas em ilhas, como Honolulu (foto), que fica na ilha de Oahu, no Havaí. Crédito: Divulgação.

E o problema continua… Um novo conjunto de dados de satélite de longo prazo (mais de 30 anos) de observações oceânicas da NASA mostra que os níveis da superfície do mar continuam aumentando a taxas cada vez mais rápidas ao longo das décadas.

Usando essa fonte de dados, uma análise liderada pela agência americana revelou que o nível médio global do mar aumentou cerca de 0,76 centímetros entre 2022 e 2023, um salto relativamente grande devido ao aquecimento do clima e, principalmente, ao fenômeno El Niño.

Dados sobre o aumento global do nível do mar

Primeiramente, para fins de comparação, esse aumento total equivale a drenar um quarto (¼) do Lake Superior para o oceano ao longo de um ano. Ele é o maior dos cinco Grandes Lagos, localizado entre o Canadá e os Estados Unidos. Possui uma área de 82.103 km² e volume total de 12.100 km³.

Os dados do conjunto, que foram obtidos por uma série de cinco satélites, mostram que o nível médio global do mar subiu 9,4 cm desde 1993. A taxa deste aumento também acelerou, mais do que duplicando: passando de 0,18 cm/ano em 1993 para os atuais 0,42 cm/ano.

aumento do nível médio global do mar desde 1993 até 2023
Nível médio global do mar (em azul) desde 1993. A linha vermelha contínua indica a trajetória deste aumento, que mais do que duplicou nas últimas três décadas. A linha vermelha pontilhada projeta o futuro aumento do nível do mar. Crédito: NASA-JPL/Caltech.

“As atuais taxas de aceleração significam que estamos no caminho para adicionar mais 20 centímetros ao nível médio global do mar até 2050, duplicando a quantidade de mudanças nas próximas três décadas em comparação com os 100 anos anteriores e aumentando a frequência e os impactos das inundações em todo o mundo”, disse Nadya Vinogradova Shiffer, diretora da equipe do Sea Level Change da NASA.

Os responsáveis por esse aumento

Esse aumento significativo no nível global do mar em 2023 foi devido à mudança entre as condições de La Niña e de El Niño. Uma fraca La Niña de 2021 a 2022 resultou em um aumento abaixo do esperado naquele ano. Mas foi, principalmente, devido ao forte El Niño que se desenvolveu em 2023, que ajudou a aumentar ainda mais o nível das águas oceânicas.

O fenômeno El Niño está associado com temperaturas oceânicas mais quentes do que a média no oceano Pacífico equatorial, afetando os padrões de precipitação e neve, bem como o nível do mar em todo o globo.

“Durante o La Niña, a chuva que normalmente cai no oceano cai na terra, retirando temporariamente a água do oceano e reduzindo o nível do mar. Em anos de El Niño, grande parte da chuva que normalmente cai em terra acaba no oceano, o que eleva temporariamente o nível do mar”, explicou Josh Willis, pesquisador do laboratório Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA.

Influência humana

O nível global do mar é um importante indicador climático, que nos dá informações sobre como o oceano está aquecendo e quanto o gelo terrestre está derretendo. Isso é importante para a tomada de decisões e para saber como as mudanças climáticas estão afetando esse componente.

aumento do nível médio global do mar entre 1993 e 2023
Gráfico mostrando o aumento do nível médio global do mar entre 1993 e 2023. Crédito: NASA-JPL/Caltech.

E segundo a análise da NASA, há mais de três décadas, o fator secundário responsável pela subida do mar é o aquecimento global antropogênico pelo aumento da concentração dos gases de efeito estufa (GEEs) na atmosfera; isso por que os GEEs retém o calor na atmosfera terrestre, derretendo geleiras.

“Conjuntos de dados de longo prazo, como este registro de satélite de 30 anos, nos permitem diferenciar entre os efeitos de curto prazo no nível do mar, como o El Niño, e as tendências que nos permitem saber para onde está indo o nível do mar”, disse Ben Hamlington, líder da equipe do Sea Level Change da NASA.

Referência da notícia:

Jet Propulsion Laboratory/NASA. “NASA Analysis Sees Spike in 2023 Global Sea Level Due to El Niño”. 2024.