Com será o clima nesse verão?

Nesta próxima sexta-feira, dia 21, se inicia o verão astronômico no Hemisfério Sul. Será uma estação mais quente que o normal? E em relação às chuvas, há risco de estiagem em alguma Região?

Um verão quente e com chuvas distribuídas pelo país!

Na próxima sexta-feira, dia 21, se inicia o verão astronômico no Hemisfério Sul às 19h22min. Na meteorologia esta estação é representada pelas temperaturas mais elevadas e pelas tempestades e chuvas volumosas, que ocorrem em boa parte do país, com maiores volumes para a região Norte, o Centro-Oeste e o Sudeste. No Nordeste, as chuvas ocorrem no norte e meio-oeste da Região, com tempo seco nas áreas mais ao leste. No Sul, há uma pequena redução dos volumes na metade sul da Região.

No verão passado o mês de Dezembro, os volumes de chuva ficaram abaixo do esperado em boa parte do Brasil, com chuvas mais concentradas na Região Norte e nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Já Janeiro se mostrou mais seco e quente para a metade norte do país, com chuvas ocorrendo mais na Região Sul. Em Fevereiro, passou a chover mais na metade norte com volumes acima do esperado em vários estados. No mês de Março as chuvas voltaram a se concentrar mais no Sul, mas ainda foram acumulados bons volumes na Bahia e na Região Sudeste.

Como será o próximo trimestre?

Antes de apresentar os resultados se faz necessário dizer que o El Niño passará a influenciar o clima no Brasil a partir de meados do mês de Janeiro. Esse fenômeno será de fraca intensidade, dando espaço para a atuação de outras oscilações como a de Madden-Julian, que influencia o Centro-Norte, e a Antártica que afeta a porção mais ao Sul do país.

Na primeira quinzena de Janeiro as chuvas se mantêm frequentes na porção central do país, beneficiando as regiões Centro-Oeste e Sudeste. Chuvas também ocorrem no oeste do Nordeste. Já no Sul, o que se espera é um redução da frequencia e da abrangência no estado do Rio Grande do Sul, trazendo o risco de um período seco de 10 a 15 dias para a metade sul do estado.

Anomalias de precipitação (esquerda) e da temperatura média (direita) para o trimestre JFM, segundo o modelo CFSv2. Fonte: Tropical Tidbits.

A partir da segunda metade de Janeiro, a tendência é de aumento das chuvas no Centro-Sul do Brasil, o que acarreta, na média para Fevereiro e Março, em chuvas mais irregulares para a metade norte do país. No entanto, como se trata de um El Niño de fraca intensidade, não se espera um risco de estiagem para o Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, mas sim para períodos 7 a 10 dias mais secos e quentes, semelhantes à segunda semana de Dezembro. Por conta disso, o verão tende na média ser mais quente que o esperado em todo o Brasil.