Com padrão de bloqueio atmosférico, Sul do Brasil vai enfrentar chuvas e muito calor ao mesmo tempo

Com o lento avanço da frente fria devido ao padrão de bloqueio atmosférico, o Sul do Brasil vai enfrentar chuvas e calor intenso ao mesmo tempo. Saiba quais os alertas dos próximos dias na região.

Um novo padrão de bloqueio atmosférico se instalou, gerando irregularidades da chuva, maior predomínio do sol e uma nova onda de calor no Brasil. Esse bloqueio atmosférico age de diversas maneiras, seja inibindo a formação de instabilidades sobre o Sudeste e o Centro-Oeste, seja atrasando o avanço de frentes frias pela região Sul.

Como o bloqueio serve como uma barreira, o sistema frontal j�� formado entre a Argentina e o Uruguai, deve chegar de forma muito lenta ao Sul do Brasil. No entanto, algumas nuvens carregadas e núcleos intensos de chuva já se formaram e já atingiram algumas cidades gaúchas, mesmo que de maneira mal distribuída.

Chuva pontual atingiu o Rio Grande do Sul nas últimas 24 horas devido a aproximação de uma frente fria. Volume passou dos 50mm em Santa Maria segundo dados do CEMADEN.

Estações automáticas monitoradas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), registraram algumas pancadas de chuva distribuídas de forma irregular no Rio Grande do Sul desde a última quarta-feira (13). Como mencionado anteriormente, o maior volume de chuva registrado até o momento foi na regional de Santa Maria e Nova Palma, cidade bem próxima.

Chuva e muito calor ao mesmo tempo

Apesar das pancadas de chuva que já foram registradas e mais as que estão previstas para os próximos dias, o padrão de bloqueio atmosférico será responsável pelo lento avanço da frente fria que vai manter o calor pré frontal ainda no estado, ou seja, a condição é de chuva e muito calor ao mesmo tempo no território gaúcho, pelo menos até o final de semana.

calor
Diversas cidades no Sul do Brasil podem registrar temperaturas máximas entre 35°C e 40°C nos próximos dias devido onda de calor e aproximação de frente fria.

Nesta sexta-feira (15) são esperadas chuvas rápidas, intercaladas com períodos de sol e elevação das temperaturas, o que deve garantir a sensação de tempo abafado. Aliás, vale ressaltar que a chuva só deve se espalhar pelo Rio Grande do Sul e chegar ao sul de Santa Catarina, mas apenas o sul gaúcho deve receber volumes elevados ao longo do dia. No Paraná, o tempo vai continuar seco e cada vez mais quente.

No sábado (16) pouca coisa deve mudar e a condição ainda é de chuva e muito calor ao mesmo tempo, pois o sistema frontal pouco deve avançar com a continuidade do bloqueio atmosférica. No sábado, inclusive, o volume de chuva já passa a ser menor até mesmo no sul gaúcho.

Porém, no domingo (17) a frente fria começa a ficar mais próxima e as instabilidades voltam a ganhar força, existe potencial de volumes significativos e temporais também no sul do Rio Grande do Sul. Durante todo o final de semana, mesmo nas áreas com chuva, o calor será cada vez mais expressivo e perceptível, isso porque os índices de umidade relativa do ar também vão despencar com o calor excessivo.

As mudanças mais bruscas no tempo só devem ocorrer a partir da segunda-feira (18) quando a frente fria enfim avançar um pouco mais pelo Rio Grande do Sul, o que vai aumentar a possibilidade de chuvas mais abrangentes e até mais expressivas na metade sul do estado, além de começar a derrubar as temperaturas, ou seja, o calorão vai diminuir. Na terça-feira (19) com condição de céu nublado e chuva a qualquer momento do dia, a temperatura vai despencar em Porto Alegre comparado aos dias anteriores, para se ter uma ideia, a máxima prevista para a capital gaúcha é de 37°C no final de semana e apenas 26°C na terça.