Onda de calor: Quando termina? Descubra como fica a previsão para o fim de semana

Previsões indicam que o tempo vai se manter seco e as temperaturas aumentarão gradativamente até o domingo (17). Durante a semana que vem, o padrão será quebrado e o tempo pode mudar drasticamente.

Uma breve onda de calor se iniciou e, até este domingo (17), as temperaturas devem subir gradativamente em praticamente todo o país. Isso significa que o tempo vai se manter ensolarado, quente e seco na maior parte do Brasil durante o fim de semana.

Isso ocorre devido a um padrão de bloqueio atmosférico que se formou e vai evitar com que sistemas transientes, como frentes frias, sejam capazes de avançar pelo país. Com isso, chuvas serão escassas e o tempo se mantém seco ao longo dos próximos dias.

Previsão de acumulados totais de chuva até o fim do domingo (17).
Previsão de acumulados totais de chuva até o fim do domingo (17) mostra que o tempo se mantém seco na maior parte do Brasil central.

O resultado será um fim de semana quente. As últimas rodadas de previsão indicam que há possibilidade de que as temperaturas excedam os 40ºC, chegando a até 42ºC especialmente no Mato Grosso do Sul, no interior de São Paulo, e em outros pontos isolados do Centro-Oeste e do Nordeste.

Previsão de temperaturas máximas no domingo (17).
Previsão de temperaturas máximas no domingo (17) mostra que os termômetros podem ultrapassar os 40ºC especialmente no interior de São Paulo e no Mato Grosso do Sul.

As anomalias de temperatura podem chegar a valores até 10ºC acima da média no Brasil central. Por isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um aviso de onda de calor, com grau de severidade “perigo”, devido aos riscos à saúde que a onda de calor representa.

Durante este período, é recomendado que se beba bastante líquidos, evite desgaste físico e exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia (especialmente no início da tarde), use roupas frescas e passe protetor solar.

Felizmente, esta onda de calor não será tão intensa e nem tão longa quanto aquelas registradas nos meses anteriores. Embora ela perdure durante alguns dias, as temperaturas não devem quebrar recordes e, na semana que vem, já haverá uma quebra de padrão.

A quebra da onda de calor em dezembro

Entre a segunda-feira (18) e a terça-feira (19), as previsões indicam que o bloqueio atmosférico deve ser quebrado. Com isso, pancadas de chuva voltam a se formar no Brasil central e as temperaturas, gradativamente, caem para patamares mais baixos.

A partir de quarta-feira (20), uma frente fria mais intensa vai avançar pelo país e impulsionar uma massa de ar frio, que fará as temperaturas caírem em todo o centro-sul do Brasil. Com isso, há a possibilidade de que o feriado de Natal (25) seja relativamente frio no país.

Ainda assim, as previsões de longo prazo costumam variar muito de local para local. Então, não deixe de acompanhar as atualizações e a previsão específica para a sua cidade aqui no site da Meteored | Tempo.com.