ZCAS e chuvas intensas continuam em boa parte do Brasil nesta terça, 6: INMET emite avisos para 17 estados; confira

A terça-feira contará com a presença da ZCAS sobre grande parte do Brasil. O sistema irá promover chuvas intensas e tempestades, o que faz com que o INMET emite alertas amarelo e laranja.
- Veja também: O tempo nesta semana no Brasil: ZCAS, chuvas de 200 mm e nova frente fria chegando ao país; confira a previsão
O primeiro fim de semana de 2026 foi marcado por chuvas espalhadas em grande parte do Brasil, com maior destaque para a faixa entre o Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Rondônia. Os maiores acumulados registrados nas últimas 24 horas ocorreram no estado do Rio de Janeiro, com 248 mm em Petrópolis/RJ e 166 mm em Magé/RJ.
As chuvas seguem atuando no Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país ao longo desta terça-feira (6). A persistente atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém o tempo instável e favorece volumes elevados de precipitação nessas regiões. Diante desse cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas de nível amarelo e laranja para chuvas intensas e tempestades em 17 estados. Confira a lista:
- Amapá
- Amazonas
- Acre
- Rondônia
- Pará
- Tocantins
- Mato Grosso
- Goiás
- Mato Grosso do Sul
- Maranhão
- Piauí
- Bahia
- Minas Gerais
- Espírito Santo
- Rio de Janeiro
- São Paulo
- Rio Grande do Sul

Veja, a seguir, como fica o tempo ao longo desta terça-feira (6), com mais informações sobre as áreas afetadas pela atuação da ZCAS.
ZCAS aumenta o risco de chuvas intensas em 15 estados
A terça-feira (6) começa com chuvas espalhadas pelo Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil. A intensidade das precipitações varia ao longo do dia e conforme a localidade, com pancadas mais intensas previstas para o leste de Minas Gerais e o Espírito Santo.

O céu permanece encoberto em grande parte da faixa entre o leste do Sudeste e a Região Norte, com exceção do interior de São Paulo, oeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde o sol aparece entre nuvens durante a manhã. Ao final da manhã e início da tarde, as instabilidades se intensificam, aumentando o risco de chuvas fortes no Triângulo Mineiro e no sul de Goiás.
Durante a tarde, a previsão indica chuvas de moderada a forte intensidade sobre o norte de São Paulo, oeste de Minas Gerais, leste e sul de Goiás, além de toda a faixa oeste de Mato Grosso até o Acre e o oeste do Amazonas. Nessas áreas, há risco de transtornos como alagamentos, enxurradas, transbordamento de córregos e quedas de árvores devido às rajadas de vento.

A previsão também mostra pancadas de chuva fortes sobre o oeste da Bahia, áreas do Maranhão e sul do Piauí. Nas demais regiões, as chuvas tendem a ocorrer com menor intensidade, porém os volumes acumulados ainda podem ser elevados, especialmente no Espírito Santo.
No estado capixaba, a previsão indica chuvas fracas a moderadas, intercaladas por momentos de chuva forte, porém sem longa duração. Ainda assim, os acumulados podem ultrapassar os 100 mm no sul do estado e em áreas do litoral.

Em Minas Gerais, os volumes de chuva também podem superar os 100 mm, de acordo com o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com. A atenção se concentra especialmente no centro-leste mineiro e no centro do Acre, onde os acumulados podem ficar acima de 80 mm. Nas demais áreas do estado e do país, os volumes previstos para esta terça-feira variam entre 10 e 50 mm.