Ciclone extratropical: alerta para temporais, ventos fortes e mar agitado

Semana com formação de ciclone extratropical e alerta para temporais com chuva volumosa, ventos fortes e mar bastante agitado. Alerta especial para Santa Catarina.

A semana já começa com tempo instável e chuva em áreas do centro-sul do país sob efeito de uma área de baixa pressão atmosférica na costa de São Paulo. Aliás, pancadas de chuva voltam a se espalhar pelo interior paulista, Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso, áreas que não registravam chuva há várias semanas.

O grande destaque, no entanto, é o potencial para temporais com volumes de quase 200 milímetros, ventos beirando a casa dos 100km/h e as ondas de até quatro metros de altura que podem ser registrados entre a terça-feira (09) e a quinta-feira (11) em áreas do Sul e Sudeste.

O ciclone extratropical também contribui para a espalhar o ar frio, proveniente de uma massa de ar polar, por boa parte do Brasil.

Os maiores acumulados devem atingir o leste gaúcho e catarinense, mas em Santa Catarina, o potencial para estragos é maior devido aos ventos fortes que também devem atingir o leste do estado, inclusive Florianópolis. Ventos em torno de 80km/h também podem atingir o leste de São Paulo e o Rio de Janeiro. Toda a atenção deve ser redobrada nos próximos dias em áreas mais próximas à costa.

youtube video id=28MwaKtfpW4