Semana com ciclone, chuvas torrenciais e intensas rajadas de vento

A próxima semana será bastante agitada com o processo de formação de um ciclone extratropical, que traz potencial para chuvas volumosas e ventos intensos. Além disso, o sistema contribui para impulsionar o ar frio por boa parte do Brasil.

alerta tempo severo; chuvas volumosas; ciclone extratropical
Processo de formação e um ciclone extratropical traz alertas para elevado volume de chuva e intensas rajadas de vento no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O início de agosto apresentou uma mudança de padrão significativa, com o retorno das chuvas para o centro-sul do país, principalmente para a Região Sul, que já registrou acumulados acima da média climatológica do mês no centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul.

clima de agosto
Acumulado e anomalia de precipitação até o dia 07 de agosto: Fonte: INMET/CPTEC.

Na próxima semana, as chuvas se mantêm sobre o centro-sul, porém com potencial mais elevado para eventos volumosos. Isso devido ao processo de formação de um ciclone extratropical que além de contribuir para chuvas até em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, também traz risco para intensas rajadas de vento.

O processo de formação do ciclone: alerta de temporais e chuvas volumosas

Segunda-feira

Na segunda-feira (08), o tempo instável se mantém com a formação de uma baixa pressão de fraca intensidade que contribui para o tempo nublado em toda a Região Sul, centro-sul, leste e oeste de São Paulo e todo o Mato Grosso do Sul, além de um cavado que aumenta a nebulosidade no centro-sul do Mato Grosso.

Chuvas diminuem ao longo do dia, ocorrendo de forma mais intensa no início da manhã e a partir do fim da tarde devido à atuação de um cavado.

Previsão de chuvas de fraca intensidade ao longo do dia no leste da Região Sul, alternando com período de melhoria. No centro-sul, oeste e leste de São Paulo e no norte do Paraná, chuvas de fraca a moderada intensidade na madrugada, reduzindo a partir da manhã e passando a ocorrer de forma mais pontual no norte paulista.

previsão de chuva
Previsão de nebulosidade e chuva para a manhã de segunda-feira, 08 de agosto.

No Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso, pancadas isoladas, mas de até forte intensidade ocorrem no início da manhã, da tarde e no período da noite, quando uma região de cavado começa a se formar e potencializa as instabilidades no território mato-grossense-do-sul.

Terça-feira

É na terça-feira (09) que a região de cavado começa a se intensificar e a contribuir pras chuvas mais intensas. Na madrugada e manhã, alerta de temporais e chuvas intensas no centro-norte e noroeste do Paraná, no centro-sul do Mato Grosso do Sul e nas regiões paulistas próximas à divisa com o Paraná.

previsão de chuva
Previsão de chuva para a manhã de terça-feira, 09 de agosto.

Nas demais áreas da Região Sul, a precipitação predominante é de fraca a moderada intensidade, porém entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina e no extremo sul gaúcho há potencial para chuvas mais intensas.

A partir do início da tarde, as chuvas acontecem em toda a Região Sul, estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais, no Mato Grosso do Sul, no centro-sul e oeste do Mato Grosso e até no extremo sul de Goiás.

Os acumulados no período de 24 horas podem chegar aos 100 mm no oeste e sul do Mato Grosso do Sul, no norte e leste do Paraná e no leste de Santa Catarina.

No período da tarde, chuvas de moderada a forte intensidade no centro-sul do Rio Grande do Sul, no centro-leste e norte de Santa Catarina e do Paraná, no nordeste do Mato Grosso do Sul, no oeste e noroeste de São Paulo e nas regiões do estado próximas ao Paraná. No restante, a precipitação acontece com fraca intensidade.

No decorrer da noite a região de cavado evolui para uma baixa pressão. Assim, a precipitação ganha intensidade e traz maior potencial para transtornos. Alerta de chuvas intensas e elevado volume no centro-leste, norte e nordeste do Rio Grande do Sul, no centro-leste, sul e norte de Santa Catarina, no sul e leste do Paraná.

previsão de chuva
Previsão de chuva para o período da noite da terça-feira, 09 de agosto.

No estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais e no oeste da região do Triângulo Mineiro, as chuvas passam a ocorrer de forma mais abrangente e com fraca a moderada intensidade.

Quarta-feira

Na madrugada de quarta-feira (10) que ocorrem as chuvas mais intensas no leste da Região Sul devido à intensificação da baixa pressão que evolui para um ciclone extratropical.

Alerta de chuvas muito intensas e elevado potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, no porção central e toda a faixa leste de Santa Catarina. Essa condição extrema se mantém ao longo da manhã.

alerta tempo severo
Chuvas intensas atingem o estado de Santa Catarina na madrugada e manhã da quarta-feira, 10 de agosto.

No período da tarde, a precipitação intensa continua no litoral norte e norte de Santa Catarina e passa a ocorrer no leste do Paraná. No entanto, no restante do leste catarinense até o litoral norte do Rio Grande do Sul, as chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade.

A partir do meio da tarde, a precipitação diminui de intensidade, mas continua de fraca a moderada intensidade em todo o leste de Santa Catarina do Paraná, passando a ocorrer no litoral sul do estado de São Paulo. Essa condição se mantém até o fim do dia e no período da noite há aumento das chuvas no território paulista e interrupção no leste catarinense.

Até a quarta-feira, os acumulados no leste de Santa Catarina podem chegar aos 200 mm, praticamente a média esperado para o mês que é em torno dos 180 mm.

No Rio de Janeiro, as chuvas ocorrem com fraca intensidade e alternam com período de melhoria e devido à formação de uma frente fria, associada ao ciclone, entre o meio e o fim da tarde há potencial para pancadas de curta duração na região de Belo Horizonte.

Alerta de fortes rajadas de vento no Sul e no Sudeste

A partir do fim da tarde de terça-feira (09), os ventos já começam a aumentar, mas atingem um patamar mais perceptível no leste do Rio Grande do Sul, onde as rajadas podem chegar aos 60 km/h. No decorrer da noite, os ventos aumentam e rajadas de 60 a 70 km/h podem ocorrer em todo o leste gaúcho e litoral catarinense.

É na quarta-feira (10) que o ciclone extratropical afeta com ventos mais intensos. Alerta para a faixa leste de Santa Catarina e do Paraná com rajadas que podem chegar aos 100 km/h nas regiões litorâneas e aos 85 km/h nas regiões mais do interior.

No período da noite e na madrugada de quinta-feira (11), os ventos diminuem na Região Sul e aumentam na faixa leste de São Paulo e no decorrer do dia no Rio de Janeiro, com rajadas que podem chegar aos 90 km/h no litoral paulista e dos 80 km/h no território fluminense.