Ciclogênese nesta semana vai trazer de volta as chuvas ao Sul do Brasil; saiba quando e o que esperar
Após calor intenso e período prolongado com pouca chuva, o tempo começa a mudar no Sul do Brasil. A formação de um ciclone prevista para o fim da semana deve trazer de volta as chuvas e tempestades à região.

O mês de Janeiro tem sido de chuvas essencialmente abaixo da média na Região Sul do Brasil. Este padrão deve permanecer até, pelo menos, quarta-feira (28), acompanhado de temperaturas acima da média, que se aproximam dos 40°C.
A partir da segunda metade da semana, no entanto, a atmosfera começa a dar sinais de mudança. Entre sexta-feira (30) e sábado (31), está prevista a formação de um ciclone na costa, entre o Sul e o Sudeste do país.

Embora o sistema se organize oficialmente no sábado (31), o processo de ciclogênese, marcado pela diminuição da pressão atmosférica e pelo aumento do transporte de umidade, já deve provocar instabilidades antes disso.
Esse cenário favorece a ocorrência de chuvas e tempestades no Sul do Brasil a partir de quarta-feira (28). A chuva, no entanto, deve ser irregular, principalmente no Rio Grande do Sul. Confira os detalhes.
Semana de temperaturas acima da média
De acordo com a previsão semanal de anomalia de temperatura, a semana entre o dias 26 de janeiro e 3 de fevereiro será de temperaturas entre 3°C e 6°C acima da média na maior parte da Região Sul.

A sensação de abafamento deve se intensificar já nas primeiras horas da manhã, período em que são esperadas as maiores anomalias de temperatura, ou seja, os maiores desvios em relação à média.
Os termômetros devem ultrapassar os 30°C ainda antes do meio-dia em uma ampla área. No sul do Rio Grande do Sul, por exemplo, temperaturas até 7°C acima da média representam cerca de 31°C por volta das 11h.

As temperaturas máximas no estão previstas para ficar acima dos 36°C todos os dias entre segunda (26) e quarta-feira (28), especialmente no Rio Grande do Sul e na metade oeste da região Sul.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre as máximas podem alcançar 35°C, enquanto na metade leste de Santa Catarina e do Paraná, as máximas serão mais baixas, em torno dos 30°C.
Tempestades e chuvas irregulares a partir de quarta-feira
Na terça-feira (27), tempestades isoladas podem ocorrer no Paraná, especialmente no Centro e Noroeste do estado. A partir de quarta-feira (28), as áreas de instabilidade aumentam, especialmente sobre a região Oeste e Campanha do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina e Paraná.
Na quinta-feira (29) as tempestades tomam conta de grande parte da região, como mostrado através da densidade de raios no mapa abaixo. Os sistemas devem começar a se organizar pela fronteira oeste, podendo ser intensos na região de Uruguaiana ainda pela manhã, enquanto avançam em direção a Santa Catarina e Paraná.

Na sexta-feira (30) as tempestades e as chuvas, especialmente as intensas, devem se concentrar mais na metade leste de Santa Catarina e do Paraná, mas podem afetar também o Nordeste do Rio Grande do Sul.

A chuva será irregular sobre a Região Sul, principalmente sobre o Rio Grande do Sul, que pode nem registrar chuva em algumas localidades. Devido à posição do ciclone, na costa, as chuvas devem se concentrar na faixa leste da Região Sul, onde os acumulados até sábado (31) devem ser em torno dos 50 mm a 80 mm. Na região central e nordeste do Paraná são esperados os maiores volumes, podendo ultrapassar 100 mm.

As chuvas devem continuar principalmente sobre o Paraná e faixa leste da Região Sul ao longo da semana até, pelo menos, quinta-feira (5).