Calor intenso de quase 40°C e baixa umidade deixam em alertas 12 estados já nesta segunda, 26; saiba quais

Enquanto boa parte do Brasil está sob alertas de chuvas intensas e de tempestades, 12 estados vão sofrer com calor intenso e baixa umidade. Confira a previsão e saiba quais as regiões mais afetadas.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) não está mais presente, mas a ocorrência das chuvas continua sobre o que antes foi a zona de umidade. Alerta de chuvas intensas e o risco de tempestades continuam sobre boa parte do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil no início desta semana.
No entanto, 12 estados estão sob uma condição climática oposta: ausência de chuva, baixa umidade e muito calor. Esses estados estão no centro-sul do Brasil e no Nordeste, fora da região de convergência de umidade, onde as temperaturas são mais amenas.
Nesta segunda-feira (26), as temperaturas máximas podem chegar aos 40°C e a umidade ficar abaixo dos 30% Essa condição se dá pelo afastamento da massa de ar frio atípica e da ausência da ZCAS, o que também representa uma mudança de padrão para esta semana.
Alerta de calor intenso e baixa umidade
A massa de ar frio se afasta e permite a atuação dos ventos de norte que transportam o ar mais quente para o centro-sul do Brasil. Essa condição combinada com o tempo firme e ensolarado favorece a maior taxa de aumento das temperaturas ao longo dia e o calor intenso de 40°C nesta segunda-feira (24)
Assim, já pela manhã desta segunda-feira (26), as temperaturas ficam entre 27 e 30°C no centro, oeste e região de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, no norte e oeste de São Paulo, no Mato Grosso do Sul, no sul do Mato Grosso e em praticamente todo o Nordeste.

No fim da manhã e início da tarde, o calor já é bastante intenso com temperaturas passando falecimento dos 30°C. No Rio Grande do Sul há a varia de 28 a 37°C, com 30°C em Porto Alegre. Em Santa Catarina, de 29 a 33°C, com 28°C em Joinville e em Florianópolis. No Paraná, de 29 a 34°C, com 29°C em Curitiba. Em São Paulo, de 28 a 37°C, com 28°C na Capital e maiores valores no oeste do estado. No Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso, de 28 a 38°C, com 30°C em Campo Grande, 28°C em Cuiabá e maiores valores na fronteira com o Paraguai. No Nordeste, as temperaturas variam de 29 a 34°C, com aumento efetivo ocorrendo no interior da região.

No período da tarde, as condições se agravam, com aumento das temperaturas até às 15 e 16 horas. Na Região Sul, o calor intenso se espalha por todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e boa parte do Paraná, com máximas de 37 a 40°C na Campanha, região Central, Oeste e Missões gaúchas; de 32 a 35°C na porção central e oeste catarinenses; de 30 a 36°C no sul, centro, oeste, norte e noroeste paranaenses. Na região do leste do Paraná, os ventos oceânicos baixam as temperaturas.
No Sudeste, somente a porção central e oeste de São Paulo estão sob calor intenso de 32 a 37°C. Já no Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul e o centro-sul do Mato Grosso vão registrar temperaturas de 30 a 41°C, com temperaturas em torno dos 40°C ocorrendo no sul e oeste do Mato Grosso do Sul e no sudoeste do Mato Grosso. No Nordeste, as temperaturas não sobem muito no interior, mas atuam entre 32 e 36°C.

Com o aumento das temperaturas vem a baixa umidade. A região com menor índice, de 24%, fica entre o norte do Rio Grande do Sul e a porção central de Santa Catarina. No interior do Nordeste, a umidade atinge patamares em torno dos 30%.