Chuvas volumosas voltam a atingir o Sul, o Centro-Oeste e o Sudeste

O tempo volta a ficar instável em parte do centro-sul do país e há potencial para novos eventos de tempo severo. Chuvas volumosas e temporais trazem risco de transtornos para os estados da Região Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o estado de São Paulo.

alerta de tempo severo e chuvas volumosas
Mais episódios de tempo severo estão previsto a próxima semana. Chuvas volumosas e temporais deixam alertas entre o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste.

Outubro iniciou com muita chuvas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com acumulados que já atingiram o esperado para o mês em vários pontos, segundo as estações do Inmet.

chuva dados INMET
Precipitação acumulada e anomalia de precipitação referente ao período de 01 a 08 de outubro, segundo as estações do Inmet.

A segunda semana do mês ainda será muita chuva em parte do centro-sul do país, com maiores acumulados e possibilidade de eventos extremos nos três estados da Região Sul, no estado de São Paulo e no Mato Grosso do Sul.

Previsão de muita chuva e alerta de tempo severo no início da semana

Na noite do domingo (09), uma região de cavado se forma entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, contribuindo para chuvas de até forte intensidade na forma de pancadas isoladas na metade oeste e norte do Paraná, em todo o estado de Santa Catarina e no extremo norte do Rio Grande do Sul. Além deste sistema, outra região de cavado favorece o desenvolvimento de instabilidades no Brasil Central e, consequentemente, para pancadas de forte intensidade e temporais desde meados do período da tarde.

Os alertas de tempo severo novamente são emitidos para as porção entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Há potencial para chuvas volumosas, temporais e queda de granizo.

A região de cavado entre as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, se intensifica na madrugada da segunda-feira (10) e deixa alerta para a possibilidade de tempo severo, com chuvas intensas e temporais, que podem vir acompanhados de granizo, no sul do Mato Grosso do Sul, na metade oeste e norte do Paraná e em praticamente todo o estado de Santa Catarina, com exceção para a porção norte onde as chuvas ocorrem de forma mais pontual e de fraca a moderada intensidade.

No decorrer da manhã o tempo instável se mantém e instabilidades se espalham para o estado de São Paulo. Chuvas de moderada a forte intensidade no centro-sul do Mato Grosso do Sul, em todas as regiões do Paraná e de Santa Catarina e no extremo norte do Rio Grande do Sul. No estado de São Paulo, pancadas isoladas ocorrem em todas as regiões, com maior probabilidade de ocorrência no centro-leste do estado, onde há também maior potencial de temporais.

No decorrer do dia, o padrão se mantém, mas com redução das intensidade das chuvas e até mesmo a interrupção da precipitação no centro-leste e sul do Paraná e no norte de Santa Catarina. Chuvas intensas continuam no oeste e sudoeste do Paraná, no oeste e sul de Santa Catarina e passam a ocorrer na metade norte do Rio Grande do Sul, atingindo a região metropolitana de Porto Alegre no período da noite.

A precipitação acontece de forma intensas e volumosa com potencial para acumulados próximos dos 300 mm até a noite da terça-feira. Os maiores volumes atingem o sul do Mato Grosso do Sul e o estado do Paraná.

Em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, o padrão mais isolado se mantém, mas ainda com potencial de pancadas isoladas de até forte intensidade.

Na terça-feira (11), a região de cavado se mantém e, com ela, há possibilidade de chuvas intensas e temporais entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O dia fica instável, com chuvas de oscilando de intensidade, mas com predomínio de precipitação moderada e forte no centro-sul do Mato Grosso do Sul, no Paraná, em Santa Catarina, na metade norte do Rio Grande do Sul, e nas regiões do estado de São Paulo com divisa com o Paraná.

Há potencial de temporais no norte do Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso a partir do período do meio do período da tarde. Na região de Porto Alegre, há risco de temporais no fim do dia e início da noite.

As chuvas mais intensas, com maior potencial para transtornos atingem o estado do Mato Grosso do Sul, a metade oeste e norte do Paraná, o norte do Rio Grande do Sul, e o estado de Santa Catarina.

Tempo instável se mantém para o restante da semana

A partir da quarta-feira (12), a região de cavado evolui para um sistema frontal e mantém o tempo instável na mesma porção entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Na quarta-feira (12) pela manhã, os alertas de temporais se concentram, no centro-sul e oeste do Mato Grosso do Sul e no noroeste do Paraná. A partir da tarde, as instabilidades se espalham e há risco de temporais e chuvas intensas para o oeste e norte do Paraná, para o oeste, sul e extremo leste de São Paulo e para os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. No período da noite, as chuvas continuam, mas ganham intensidade no centro-leste e norte de Santa Catarina e no leste do Paraná.

Na quinta-feira (13), a tendência aponta mais mais chuvas, mas com um padrão mais irregular. No entanto, ao longo do dia há potencial de chuvas intensas e temporais para o estado de Santa Catarina, para o Paraná, o Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso. No estado de São Paulo, pancadas muito isoladas, mas que podem acontecer como temporais no leste, sul e oeste.

Na sexta-feira (14), a intensidade e a abrangência das chuvas diminuem bastante, com potencial reduzido para transtornos. Pancadas isoladas concentrada no oeste e noroeste do Paraná e no centro-sul do Mato Grosso do Sul.