Chuvas voltam a ocorrer em toda a Região Sul, com alívio do calorão

Nesta semana o bloqueio atmosférico enfraquece e sistemas frontais conseguem avançar e a provocar chuva em toda a Região Sul. No entanto, as chuvas voltam a se concentrar no Centro-Norte.

Chuvas retornam para o Sul do Brasil
Sistemas de baixa pressão, cavados e frentes fria voltam a atuar no Sul no Brasil.

Os últimos dias estão sendo marcados por temperaturas elevadas e sensação de calor em todo o Centro-Sul, devido a atuação de um bloqueio atmosférico, que também contribuiu para o aumento das chuvas no leste do Nordeste e para a irregularidade no interior na Região.

Neste fim de semana, uma frente fria conseguiu se deslocar mais para o norte e provocou chuvas de fraca a moderada intensidade na metade sul do Rio Grande do Sul, acumulando baixos volumes de no máximo 16 mm na fronteira oeste. Esse pequeno avanço deu indícios do enfraquecimento do bloqueio atmosférico que será desconfigurado totalmente nesta semana.

Nesta primeira quinzena de Março, as condições meteorológicas estão sendo regidas pela Oscilação Antártica (AAO). Uma tendência positiva do índice e sua manutenção em valores positivos contribuíram para a formação do bloqueio. Já a previsão mostra uma tendência negativa, que favorece o avanço de sistemas frontais e massas de ar mais frio pelo Centro-Sul.

Alertas e destaques

Na segunda-feira (16), a frente fria se encontra mais afastada no oceano e atua de forma costeira sobre o Rio Grande do Sul. Pela manhã, bastante nebulosidade sobre todo o estado, com tempo mais aberto somente no extremo sul. Chuva fraca e isolada ocorrem no norte e leste gaúchos. Na parte da tarde, o dia segue com sol entre muitas nuvens e com pancadas isoladas somente no nordeste do estado.

Já para Santa Catarina e o Paraná, o dia fica quente com previsão de pancadas isoladas a partir do fim do dia na porção central e em toda a faixa leste. Há potencial risco para temporais. No Centro-Oeste e no Sudeste, mais um dia de tempo firme e também de temperaturas elevadas. As chuvas ocorrem de forma muito isolada e com curta duração a partir do meio da tarde no estado de São Paulo, sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, sul de Goiás, metade leste do Mato Grosso e em todo o Mato Grosso do Sul.

Para a terça-feira (17), o destaque novamente é o Sul. No entanto, desta vez é em relação à chuvas volumosas. Um região de cavado na Argentina, extensão de uma baixa pressão mais ao norte do país e no sul Paraguai, traz potencial para formação de um Complexo Convectivo de Mesoescala e já há previsão de temporais pela manhã na Argentina.

No Rio Grande do Sul, no Oeste, muita nebulosidade e chuvas de moderada intensidade nas áreas de fronteira. No decorrer do dia, o sistema não se desloca para o leste, assim, somente a partir do fim da tarde e início da noite que as chuvas intensas se espalham pelo território gaúcho. Há potencial para transtornos, principalmente, no Oeste, Missões, Campanha e áreas mais à oeste da Central. No leste do estado as chuvas ocorrem de forma mais isolada, mas não se descarta o risco de temporais mais à noite.

No restante do país, sem grandes novidades. O tempo firme e de temperaturas elevadas se mantém, com intensificação do calor. Previsão de pancadas isoladas e de curta duração à partir do meio da tarde no norte e leste do Paraná, centro-sul e leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Há potencial para a formação de temporais nessas áreas.

Na quarta-feira (18), para quem está esperando chuvas mais distribuídas e diminuição das temperaturas, este será o dia ideal. O cavado evolui para um sistema de baixa pressão e chuvas de moderada a forte intensidade ocorrem pela madrugada na metade sul e noroeste do Rio Grande do Sul. No início da manhã os temporais já atingem a região metropolitana de Porto Alegre e mais para o metade do período se espalham para o norte e serra.

No início da tarde, a baixa pressão se intensifica e dá origem a uma frente fria que se desloca para norte e temporais passam a ocorrer no sul e no meio-oeste de Santa Catarina e no oeste do Paraná, se tornando mais abrangentes ao longo da tarde e se espalhando também para o sul paraense. À noite, o alerta de temporais passa a valer para o sul dos estado do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

Tendência para o restante da semana

Para o restante da semana a tendência é de redução das chuvas no Sul, uma vez que o sistema frontal consegue avançar até o Espírito Santo e o sul da Bahia, trazendo um cenário semelhante ao observado no início do mês, porém com menores volumes de chuva. Neste período e durante o fim de semana, o potencial para transtornos aumenta em Minas Gerais, no território capixaba, no sul e leste da Bahia.