Chuvas na Região Sul com potencial para temporais e volumes elevados

A mudança de padrão começou e trás bastante chuva para o Sul do Brasil nos próximos dias, com potencial para temporais nos 3 estados da Região. Confira os alerta e os detalhes da previsão.

Alerta de chuvas intensas no Sul
Mudança de padrão marcante com chuvas persistentes e com potencial de volumes elevados ocorrem nos próximos dias na Região Sul.

Na última terça-feira (12), um sistema frontal passou a atuar sobre o Rio Grande do Sul desde a madrugada no extremo sul do estado, avançando ao longo do dia até a região Central e o Noroeste. No entanto, a frente fria provocou baixos acumulados. Já no período da noite, as estabilidades ganharam força provocando chuvas de moderada intensidade na porção centro-oeste e noroeste gaúchos.

A tendência é de que esse sistema receba suporte de cavados que ajudem na manutenção das instabilidades sobre parte da Região Sul no próximos dias. Os acumulados ficam próximos dos 80 mm nos próximos 3 dias.

Alertas e destaques para os próximos dias

Nesta quarta-feira (12), o dia começa com chuvas de moderada a forte intensidade sobre a metade norte do Rio Grande do Sul e extremos sul e oeste de Santa Catarina. Até o final da manhã, uma região de cavado, que sustenta as instabilidades, contribui para chuvas no oeste e sudoeste do Paraná. Há potencial para temporais e chuvas intensas nessas áreas.

A partir do meio da tarde, as instabilidades se espalham pelo território catarinense e por boa parte do Paraná, provocando chuvas isoladas no norte de Santa Catarina e no leste paranaense a partir do fim da tarde e início da noite. O norte do Paraná, recebe chuva somente na madrugada.

Na manhã de quinta-feira (13), a região de cavado já se encontra mais aprofundada, podendo ser classificada como uma baixa pressão. Tempo nublado em toda a Região Sul, com chuvas moderadas no extremo norte gaúcho, oeste catarinense, oeste, sudoeste e noroeste paranaenses. Chuva mais fraca e isolada no restante do estado de Santa Catarina, no sul e leste do Paraná. O extremo sul do Mato Grosso do Sul, há potencial de intensa precipitação.

Essa condição se mantém até meados do período da tarde, quando à baixa pressão se encontra mais deslocada para o oceano e outra região de cavado se forma potencializando as chuvas e levando risco para temporais a partir do final da tarde no extremo norte do Rio Grande do Sul, em todo o território catarinense, sul e sudoeste do Paraná. No período da noite alerta para chuvas volumosas em Florianópolis, litoral norte catarinense e região de Brusque.

Na sexta-feira (14), as chuvas dão trégua somente pela manhã que se mantém nublada em toda a Região Sul. No entanto, no início da tarde uma outra região de cavado, sendo esta uma extensão de uma baixa pressão no norte do Paraguai e da Argentina, contribui para a formação de instabilidades que avançam no decorrer do período pela Região Sul.

Alerta de temporais a partir do meio da tarde no oeste e sudoeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul. Por volta do fim da tarde, as chuvas intensas também atuam no meio-oeste catarinense, em toda a metade norte gaúcha e em toda a faixa sul do Paraná, sendo nesta última de forma mais branda.

Durante a noite e madrugada, o sistema evolui para uma baixa pressão contribuindo para a intensificação das chuvas. Alerta para a metade norte do Rio Grande do Sul, principalmente para a região metropolitana de Porto Alegre, onde são esperados os maiores acumulados; para o centro-sul e meio-oeste de Santa Catarina e para sul, oeste e sudoeste do Paraná.