Chuvas irregulares em boa parte do país, muito calor e temporais no RS

Avanço e atuação de uma frente fria no Rio Grande do Sul favorece o aumento das temperaturas em boa parte do país. A condição de bloqueio deve permanecer ao longo da próxima semana.

calor, frente fria, tempestades
Frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e há alerta para temporais. Muito calor é destaque para o restante do país.

Nos últimos dias, uma frente fria avançou pelo Centro-Sul do país e provocou chuvas intensas na Região Sul, principalmente no estado do Rio Grande do Sul, onde os temporais vieram acompanhados de intensas rajadas de vento. No leste de Santa Catarina, a passagem do sistema frontal possibilitou o desenvolvimento de instabilidades durante a noite, provocando chuvas torrenciais que resultaram em alagamentos.

Frente fria traz e volta os temporais para o Rio Grande do Sul entre o sábado e o domingo. Calor aumenta no Centro-Sul, sendo mais intenso na Região Sul.

Em meados da semana, o sistema alcançou a Região Sudeste, porém, com o seu afastamento para o oceano, as chuvas ocorreram de forma isolada, mas com certa intensidade. Na Região Norte, a precipitação ocorreu de forma frequente e mais abrangente. Já no Nordeste, as chuvas ficaram concentradas na faixa norte.

Nos próximos dias a tendência é de diminuição das chuvas e aumento das temperaturas. Alerta de temporais apenas para o estado do Rio Grande do Sul. Saiba mais a seguir.

Alertas e destaques para o fim de semana

No sábado (20), a presença de uma região de cavado entre a Argentina e o Uruguai, somando o afastamento da massa de ar frio para o oceano, há o favorecimento da atuação do escoamento de norte consequentemente para o aumento das temperaturas no Brasil Central e no Centro-Sul.

Pela manhã, o tempo fica firme em boa parte do país, com ocorrência de chuvas isoladas entre os estados do Mato Grosso, de Rondônia e do Amazonas. Sol entre muitas nuvens somente no leste de Santa Catarina, do Paraná e no sul de São Paulo. No fim do período a sensação já é de calor em praticamente todo o país.

No período da tarde, o calor se intensifica, com pancadas de chuvas para toda a Região Norte, centro-oeste do Nordeste e nos estados do Mato Grosso, de Goiás, norte e oeste do Mato Grosso do Sul. No estado de São Paulo, norte do Paraná e leste catarinense, as chuvas ocorrem de forma muito isolada, mas há potencial para temporais a partir de meados do período.

No Rio Grande do Sul, o cavado evolui para um sistema frontal e por volta do fim da tarde há risco para temporais no oeste do estado. No decorrer da noite o sistema deixa em alerta também a região Central e a Campanha.

No domingo (21), o sistema se mantém sobre o Rio Grande do Sul provocando chuvas de moderada a forte intensidade pela manhã na metade sul e oeste do estado e, a partir da tarde, com risco para temporais isolados na porção centro-leste incluindo da região metropolitana de Porto Alegre. Destaque também para a sensação de calor e abafamento ao longo de todo o dia em todas as regiões gaúchas.

No restante do país, as temperaturas também ficam elevadas e a sensação é de calor ao longo do dia. O potencial de chuvas reduz bastante e há previsão de pancadas isoladas somente para a Região Norte, estado do Mato Grosso, oeste de Goiás e centro-norte do Mato Grosso do Sul.

Tendência para a próxima semana

Na próxima semana a condição de bloqueio atmosférico se mantém, com chuvas ocorrendo somente em parte da Região Sul e chuvas mais intensas e volumosas somente para o Rio Grande do Sul. Mesmo assim, o evento com maior potencial de volume ocorre mais para o fim da semana.

ECMWF
Mapa de anomalia de precipitação do modelo ECMWF ressalta a atuação de um bloqueio atmosférico na próxima semana.

Para o restante do país, o tempo firme e quente predomina no Sudeste e em boa parte das regiões Nordeste e Centro-Oeste, com chuvas ocorrendo somente na porção mais ao norte dessas regiões. Mesmo o Norte recebendo chuvas diariamente, o padrão se mantém mais isolada, não atingindo toda a Região.