Chuvas intensas, tempestades e ventos costeiros: INMET emite avisos para 18 estados nesta quinta, 6; confira
Enquanto um novo ciclone causa tempestades muito fortes na região Sul, pancadas de chuva moderadas também serão observadas no restante do país, deixando 18 estados sobre alerta.

Já nesta quinta-feira (6), um ciclone irá começar a se configurar na altura da região Sul, começando a causar chuvas no Rio Grande do Sul já no final do dia. Ao longo da madrugada e da manhã da sexta-feira (7), o sistema se desenvolverá, causando tempestades fortes em todo o estado gaúcho e também em Santa Catarina e sul do Paraná.
Há ainda risco de ventos costeiros fortes no litoral norte gaúcho, em todo o litoral catarinense e paranaense e também no litoral sul de São Paulo. A intensificação dos ventos nessas regiões pode movimentar dunas de areia sobre construções na orla.

Previsões indicam que o estado mais afetado pelos ventos e pela chuva nos próximos dias será o Rio Grande do Sul, com acumulados totais que podem chegar a até 150 mm, ocasionando enchentes, alagamentos e pequenos deslizamentos.
Há risco de tempestades também em outros estados
Além da região Sul, o INMET emitiu avisos também para outros estados, vigentes já ao longo desta quarta-feira (5) e que continuarão ao longo da quinta-feira (6). Há risco de chuvas moderadas, de até 50 mm/dia, e ventos de até 60 km/h.

Embora as tempestades sejam menos intensas do que as que atingem o Sul do país, ainda há risco de pequenos cortes no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores e alagamentos. Entre as regiões mais afetadas, estão:
- Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais;
- Região Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal;
- Região Norte: Rondônia, Acre, Tocantins (exceto norte do estado) e Amazonas (especialmente oeste do estado);
- Região Nordeste: sul da Bahia, parte do Maranhão e do Piauí, embora a maior parte dos municípios permaneça sem riscos nos próximos dias.
Previsões climáticas indicam ainda que o clima permanecerá chuvoso na porção central do país, compreendendo especialmente o Sudeste e Centro-Oeste, ao longo de todo o mês de novembro - com a possível formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ao longo do mês.