Ar frio vai trazer temperaturas atípicas após formação de ciclone ainda nesta semana; veja o que esperar

Um ciclone e sua frente fria associada impulsionarão a passagem de duas massas de ar frio muito intensas pelo país ao longo dos próximos dias. Há até mesmo risco de geadas tardias.

Mulher de blusa espirrando na rua, no meio do frio.
Um ciclone impulsionará a passagem de duas massas de ar frio intensas pelo país ao longo dos próximos dias, causando transtornos. Há até mesmo risco de geadas tardias.

Ao longo da próxima quarta-feira (5), uma região de baixa pressão vai se aprofundar e se transformar num ciclone sobre o oceano Atlântico, com centro na altura da região Sul. Na quinta-feira (6), o ciclone se intensificará bastante conforme se movimenta para leste.

Ao longo deste período, sua frente fria associada estará se fortalecendo e causando tempestades com descargas elétricas (raios) e rajadas fortes de vento, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país.

Previsão de ventos, pressão, nebulosidade e chuva no final da quinta-feira.
Previsão de ventos, pressão, nebulosidade e chuva no final da quinta-feira mostra o ciclone já bem desenvolvido sobre o oceano Atlântico, e sua frente fria ocasionando chuvas no Brasil.

Já na quarta-feira (5), uma massa de ar frio começa a avançar pelo Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, fazendo as temperaturas caírem. Na sexta-feira (7), ela chegará também ao leste do Paraná e de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e sul do Espírito Santo.

Ar frio traz temperaturas atípicas ao longo da semana

O avanço dessa massa de ar frio, em decorrência da formação do ciclone e sua frente fria, fará as temperaturas caírem em parte das regiões Sul e Sudeste. É possível observar sua abrangência através da imagem abaixo:

Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa no final da quarta-feira (esquerda) e quinta-feira (direita).
Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa no final da quarta-feira (esquerda) e quinta-feira (direita) mostra a abrangência da massa de ar frio que avançará pelo país nos próximos dias.

Especialmente na sexta-feira (7), as temperaturas mínimas caem de maneira pronunciada durante a madrugada e o início da manhã. Grande parte da região afetada pela massa de ar frio registrará mínimas entre 12°C e 15°C.

Há previsão de que os termômetros atinjam valores abaixo dos 10°C na região da serra gaúcha e catarinense, mas, até o momento, não há previsão de geadas em nenhuma localidade.

Previsão de temperaturas mínimas na sexta-feira de madrugada.
Previsão de temperaturas mínimas na sexta-feira de madrugada mostra que os termômetros podem atingir valores abaixo dos 10°C na serra gaúcha e catarinense, mas não há risco de geadas.

Essa não é, no entanto, a única massa de ar frio que afetará o país ao longo desta semana. Entre a sexta-feira (7), o sábado (8) e o domingo (9), uma segunda massa de ar frio avançará pelo país, abrangendo praticamente todo o centro-sul do Brasil.

Segunda massa de ar frio pode trazer geadas tardias

Durante o final de semana, a queda das temperaturas e o frio serão sentidos de maneira mais abrangente, chegando a toda a região Sul, grande parte da região Sudeste e também ao Centro-Oeste - especialmente no Mato Grosso do Sul. Essa abrangência pode ser notada na figura abaixo:

Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa no domingo durante a noite.
Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa no domingo durante a noite ilustra a abrangência da segunda massa de ar frio que avançará pelo país no final desta semana.

Essa situação fará as temperaturas caírem ainda mais em todos os estados mencionados, com mínimas abaixo dos 10°C sendo registradas de maneira mais abrangente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina - em especial nas regiões de serra.

No domingo (9), as temperaturas podem cair o suficiente para atingir até 4°C - o que é suficiente, neste momento, para formar geadas tardias na região, algo muito incomum de ser registrado no mês de Novembro.

Vale notar, no entanto, que estas geadas ocorrerão de maneira pontual e somente na serra do RS e de SC, sendo que, por hora, as previsões indicam ser muito improvável que geadas ocorram em outras regiões, como áreas de grande produção agrícola.

Previsão de temperaturas mínimas no Domingo durante a madrugada.
Previsão de temperaturas mínimas no Domingo durante a madrugada mostra que haverá condições para formação de mínimas de até 4°C na serra de RS e SC, ocasionando geadas pontuais.

Previsões climáticas indicam ainda que o frio pode continuar ao longo da semana seguinte. As anomalias de temperatura permanecerão abaixo da média na região Sul, no Mato Grosso do Sul e em grande parte do Sudeste entre os dias 10 e 17 de Novembro, como pode ser observado abaixo:

Previsão de anomalias de temperatura entre os dias 10 e 17 de Novembro.
Previsão de anomalias de temperatura entre os dias 10 e 17 de Novembro mostra que o frio nas regiões Sul e Sudeste pode persistir ao longo de toda a primeira quinzena do mês de novembro.

Por isso, não deixe de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e do clima ao longo do mês de Novembro. Assim você garante que não será pego desprevenido pelo mau tempo e pelo frio fora de época.