Ar frio vai trazer temperaturas atípicas após formação de ciclone ainda nesta semana; veja o que esperar
Um ciclone e sua frente fria associada impulsionarão a passagem de duas massas de ar frio muito intensas pelo país ao longo dos próximos dias. Há até mesmo risco de geadas tardias.
- Mais informações: Novembro pode ser mais frio e chuvoso que o normal neste ano

Ao longo da próxima quarta-feira (5), uma região de baixa pressão vai se aprofundar e se transformar num ciclone sobre o oceano Atlântico, com centro na altura da região Sul. Na quinta-feira (6), o ciclone se intensificará bastante conforme se movimenta para leste.
Ao longo deste período, sua frente fria associada estará se fortalecendo e causando tempestades com descargas elétricas (raios) e rajadas fortes de vento, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país.

Já na quarta-feira (5), uma massa de ar frio começa a avançar pelo Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, fazendo as temperaturas caírem. Na sexta-feira (7), ela chegará também ao leste do Paraná e de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e sul do Espírito Santo.
Ar frio traz temperaturas atípicas ao longo da semana
O avanço dessa massa de ar frio, em decorrência da formação do ciclone e sua frente fria, fará as temperaturas caírem em parte das regiões Sul e Sudeste. É possível observar sua abrangência através da imagem abaixo:

Especialmente na sexta-feira (7), as temperaturas mínimas caem de maneira pronunciada durante a madrugada e o início da manhã. Grande parte da região afetada pela massa de ar frio registrará mínimas entre 12°C e 15°C.
Há previsão de que os termômetros atinjam valores abaixo dos 10°C na região da serra gaúcha e catarinense, mas, até o momento, não há previsão de geadas em nenhuma localidade.

Essa não é, no entanto, a única massa de ar frio que afetará o país ao longo desta semana. Entre a sexta-feira (7), o sábado (8) e o domingo (9), uma segunda massa de ar frio avançará pelo país, abrangendo praticamente todo o centro-sul do Brasil.
Segunda massa de ar frio pode trazer geadas tardias
Durante o final de semana, a queda das temperaturas e o frio serão sentidos de maneira mais abrangente, chegando a toda a região Sul, grande parte da região Sudeste e também ao Centro-Oeste - especialmente no Mato Grosso do Sul. Essa abrangência pode ser notada na figura abaixo:

Essa situação fará as temperaturas caírem ainda mais em todos os estados mencionados, com mínimas abaixo dos 10°C sendo registradas de maneira mais abrangente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina - em especial nas regiões de serra.
Vale notar, no entanto, que estas geadas ocorrerão de maneira pontual e somente na serra do RS e de SC, sendo que, por hora, as previsões indicam ser muito improvável que geadas ocorram em outras regiões, como áreas de grande produção agrícola.

Previsões climáticas indicam ainda que o frio pode continuar ao longo da semana seguinte. As anomalias de temperatura permanecerão abaixo da média na região Sul, no Mato Grosso do Sul e em grande parte do Sudeste entre os dias 10 e 17 de Novembro, como pode ser observado abaixo:

Por isso, não deixe de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e do clima ao longo do mês de Novembro. Assim você garante que não será pego desprevenido pelo mau tempo e pelo frio fora de época.