Novembro pode ser mais frio e chuvoso que o normal neste ano; veja a previsão
Previsões climáticas mostram que existe uma tendência a um clima mais frio e chuvoso no centro-sul do país, mas estas condições podem variar bastante no Norte e no Nordeste, chegando a padrões opostos em alguns estados.

Com o mês de outubro chegando ao seu fim, é possível analisar que houve duas tendências climáticas principais. A primeira é que, num geral, o mês se manteve com temperaturas abaixo da média em grande parte do país - inclusive com a ocorrência de ondas de frio e geadas tardias na região Sul e Sudeste.
A segunda tendência foi de acumulados de chuva menores que o normal. Embora a estação chuvosa tenha voltado oficialmente durante o mês, ainda assim os acumulados de chuva totais permaneceram abaixo da média em grande parte do Centro-Oeste, Sudeste e Sul - salvo municípios e regiões pontuais.

Para Novembro, no entanto, as previsões indicam algumas variações climáticas que mostram um desvio da situação climática de Outubro, especialmente no que tange às chuvas.
Chuvas em Novembro
Com a influência da Oscilação de Madden-Julian, as chuvas na porção norte do país podem reduzir bastante de frequência. No entanto, a Oscilação Antártica favorecerá ligeiramente a passagem de sistemas transientes, como ciclones e frentes-frias pelo centro-sul do país.
Estes sistemas, embora passem muito rapidamente pelo Sul, ajudarão a fomentar a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre a porção central do país. Este sistema vai manter as chuvas muito frequentes e constantes especialmente sobre as regiões Sudeste, Centro-Oeste e também sobre a Bahia.

Com isso, a tendência para Novembro é de chuvas muito frequentes e intensas na porção central do Brasil, enquanto o extremo norte e sul do país registram chuvas mais escassas, como é possível observar na imagem acima.
Temperaturas em Novembro
O avanço relativamente frequente de frentes frias e massas de ar frio até a porção central do país, junto à formação frequente de chuvas e nebulosidade, farão com que as temperaturas permaneçam dentro a abaixo da média na maior parte do Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país.
Em outras palavras, isso significa que o mês de novembro será mais frio que o normal para grande parte do centro-sul do país - incluindo a região que também será atingida por chuvas mais frequentes que o normal.

Enquanto isso, com a tendência à formação de menos chuvas e nebulosidade no Norte e no Nordeste do país, aliados ao deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em direção norte, as temperaturas podem se mostrar maiores do que o normal nessa região, com predomínio de sol e céu aberto.
Isso não exclui, no entanto, a possibilidade de pancadas de chuva pontuais ao longo do mês. Embora as chuvas se tornem menos frequentes nessa região, não há indícios de ocorrência de estiagens severas na previsão.
No entanto, vale notar que essas são tendências regionais, que podem variar de município para município. Por isso, não deixe de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e do clima ao longo do mês de Novembro. Assim você garante que não será pego desprevenido pelo mau tempo.