Chuvas intensas no Sudeste e tempo firme em boa parte do Brasil

Neste fim de semana as chuvas continuam volumosas no leste da Região Sudeste, trazendo risco para alagamentos e deslizamentos de terra. Nas demais regiões, o tempo firme irá predominar em boa parte do país.

Chuvas na faixa leste do Sudeste, trazem risco para transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra.

Neste fim de semana, a massa de ar fria se encontra mais afastada no oceano e, como se trata de um sistema de alta pressão, a circulação dos ventos anti-horária favorece o transporte do ar mais frio e, principalmente, de umidade para a faixa litorânea que vai de Santa Catarina até o Espírito Santo. Já na restante do país, o tempo firme predomina, com previsão de pancadas isoladas no fim do dia em algumas regiões. A seguir contamos os detalhes.

Previsão do tempo

Em decorrência dos ventos que sopram do oceano, o sábado (18) será nublado e com chuva desde o litoral sul de Santa Catarina até a capital baiana, Salvador. Do Paraná até o Espírito Santo, as chuvas ocorrem de forma volumosa e há potencial para transtornos como alagamentos e deslizamento de terra. No interior do Sudeste, o tempo firme predomina ao longo do dia e por volta do fim da tarde há previsão de pancadas isoladas em todo o estado de São Paulo e de Minas Gerais. Já na Região Sul, previsão de pancadas somente para as demais áreas do centro-leste do Paraná e norte pioneiro. No Centro-Oeste, chove somente na metade sul de Goiás.

No restante da Região Nordeste e na Região Norte, as chuvas se concentram nas áreas mais ao norte dessas regiões. Previsão de chuva no decorrer da manhã e na primeira parte da tarde desde o Piauí até o oeste do Amazonas, passando pela metade norte do Pará e estado do Amapá e de Roraima. Em Tocantins, também há previsão de chuva, mas somente na parte da tarde na forma de pancadas.

No domingo (19) o sol predomina em todo o Centro-Oeste, Região Sul e boa parte do Sudeste. As temperaturas se elevam um pouco mais, mas a sensação é bastante agradável ao longo do dia. Na parte da tarde há previsão de chuva bastante isolada e de curta duração no leste paulista, sul de Minas Gerais, leste do Paraná, oeste e noroeste do Rio Grande do Sul e região da Campanha Gaúcha.

Do norte do Rio de Janeiro até o sul da Bahia, o tempo se mantém fechado e com chuva ao longo do dia. As chuvas mais intensas, que podem causar problemas, ocorrem no norte do Rio de Janeiro e no estado do Espírito Santo. No restante, chove com fraca intensidade. Nas demais localidades do Nordeste e na Região Norte, sem grandes mudanças, somente as chuvas ocorrem de forma mais isolada, com exceção do norte do Pará e do estado do Amapá, onde chove de forma volumosa.