Chuvas intensas e tempestades deixam em alerta 13 estados nesta segunda, 3; confira a previsão

A primeira segunda-feira de novembro está sob alertas de chuvas intensas e de tempestades em 13 estados distribuídos em 4 regiões. Confira os estados sob maior risco.

O período úmido começou de vez e, com ele, as chuvas intensas e tempestades pelo Brasil. Nos últimos dias, eventos tempestivos provocaram transtornos em Minas Gerais, São Paulo e no Paraná.

Para esta segunda-feira (3), o potencial de chuvas intensas e de tempestades continua sobre o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, com maior risco para os estados de São Paulo e de Minas Gerais.

previsão do tempo
Avisos do INMET para a segunda-feira, 2 de novembro.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), 13 estados estão sob alerta de chuvas intensas e de tempestades:

  • Amazonas
  • Roraima
  • Pará
  • Rondônia
  • Tocantins
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Goiás
  • Minas Gerais
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Espírito Santo
  • Paraná

Os acumulados previstos podem ser maiores pontualmente, tendo em vista a realização das chuvas nos últimos dias. Os eventos mais intensos acontecem entre o meio da tarde e o início da noite. A seguir, os detalhes da previsão do tempo.

Segunda-feira: chuvas intensas e tempestade levam riscos em 4 regiões do Brasil

Mesmo com a redução das chuvas no período da noite do domingo (2), núcleos de chuva forte ainda deixam alertas na madrugada desta segunda-feira (3) em áreas do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul. Assim, chuvas intensas podem ocorrer entre o norte do Paraná e o centro-sul e oeste de São Paulo, na região do Triângulo Mineiro, no centro-sul de Goiás e no centro-norte do Mato Grosso.

alerta de chuvas intensas e de tempestades
Previsão de chuva e pressão para a manhã da segunda-feira, 3 de novembro.

No período da manhã, instabilidades voltam a ganhar força entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, deixando em alerta para o risco de chuvas intensas e de tempestades boa parte do estado de São Paulo, com exceção das áreas do leste, o sul de Minas Gerais e a porção central e nordeste do Mato Grosso do Sul. Núcleos de chuva forte também podem atingir o oeste e norte do Mato Grosso, o norte do Amazonas e a porção leste amazonense e o oeste do Pará.

O mapa de densidade de raios ajuda a realçar as regiões com maior potencial de tempestades ou de tempo severo.

No início da tarde, as instabilidades começa a se desenvolver em boa parte do Brasil e, a partir do meio do período, há alertas de chuvas intensas e de tempestades para o norte e leste do Paraná para o centro, oeste e norte de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e região do Triângulo Mineiro, para o Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, para praticamente todo o Centro-Oeste, com exceção do sul e oeste do Mato Grosso do Sul, para Rondônia, Acre, Amazonas, oeste, noroeste, centro e sul do Pará, Tocantins e sul do Roraima.

alerta de tempestades
Previsão de chuva e pressão para a tarde da segunda-feira, 3 de novembro.

O maior potencial de tempestades fica para a o norte e oeste de São Paulo, região do Triângulo Mineiro, porção central e nordeste do Mato Grosso do Sul.

Previsão de chuvas mais pontuais de fraca a moderada intensidade no centro-leste de Santa Catarina, no leste do Paraná e no estado de São Paulo.

raios
Previsão de densidade de raios para a tarde da segunda-feira, 3 de novembro.

As condições instáveis e alertas de eventos intensos se mantêm até o início da noite.

No decorrer do período da noite, o tempo instável continua, com redução das chuvas na maioria das áreas. No entanto, no leste de São Paulo passa a chover com moderada intensidade e de forma mais abrangente. No centro-sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro, as chuvas continuam, mas com fraca intensidade. Já no estado de Goiás e no norte do Mato Grosso, os alertas de chuvas intensas continuam, com perspectiva de redução da precipitação no decorrer da madrugada seguinte.