Risco de tempestades continua no Sudeste e no Centro-Oeste ao longo da semana; confira os estados sob alerta

Tempestades que começam a se formar já neste domingo vão continuar atingindo o Sudeste e o Centro-Oeste ao longo da semana, causando transtornos para a população como alagamentos e descargas elétricas (raios).

alerta de chuvas intensas e de tempestades
Previsão de pressão, nebulosidade, chuva e ventos na segunda-feira durante a noite mostra a formação de um ciclone na altura da região Sul, que ajudará a organizar os ventos e a umidade.

Neste domingo (2), tempestades estão se formando e se espalhando por grande parte da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Diversos estados, como Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo vão registrar tempestades fortes ao longo do dia.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou avisos para chuvas de até 100 mm por dia, ventos intensos de até 100 km/h, e possibilidade de queda de granizo. Há risco de cortes na energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Conforme um ciclone se forma na altura da região Sul e sua frente fria associada se posiciona sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste, essas chuvas serão impulsionadas e continuarão ao longo da segunda-feira (3) e dos dias posteriores.

Tempestades atingem o Sudeste e Centro-Oeste

Pancadas de chuva localizadas podem se formar na região Sul ao longo da segunda-feira (3), mas as regiões mais afetadas pelas pancadas serão o Sudeste e o Centro-Oeste, como é possível observar na imagem abaixo.

Previsão de densidade de raios na segunda-feira durante a tarde.
Previsão de densidade de raios na segunda-feira durante a tarde mostra que há potencial de formação de tempestades com raio em grande parte do Centro-Oeste e também do Sudeste.

Há grande possibilidade de formação de pancadas intensas de chuva e descargas elétricas (raios) em praticamente todos os estados de ambas as regiões, trazendo novamente risco de cortes na energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Na terça-feira (4), conforme o sistema frontal avança em direção norte, a chance de chuva cai significativamente na região Sul e em São Paulo.

Com o avanço do sistema frontal em direção norte, a probabilidade de chuva cai na região Sul e em São Paulo na terça-feira (4), mas pancadas de chuva ainda podem se formar em Minas Gerais, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, e em praticamente toda a região Centro-Oeste - inclusive no Distrito Federal.

Previsão de probabilidade de chuva na terça-feira durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuva na terça-feira durante a tarde mostra que, embora as chuvas reduzam em SP e PR, pancadas continuam se formando no restante do Sudeste e Centro-Oeste.

Previsões indicam que chuvas continuarão se formando no Sudeste e no Centro-Oeste também ao longo da Quarta (5), Quinta (6) e Sexta-feira (7), fazendo com que a semana termine bastante chuvosa na porção central do país.

Ao total, previsões de acumulados de chuva até a sexta-feira mostram que chuvas significativas serão registradas em todo o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país ao longo dos próximos dias, com muitos municípios registrando acumulados acima de 100 mm.

Previsão de acumulados totais de chuva até o início da sexta-feira no Brasil.
Previsão de acumulados totais de chuva até o início da sexta-feira no Brasil mostra que chuvas irão se formar em praticamente todo o Sul, Sudeste e Centro-Oeste ao longo da semana.

Por isso, não deixe de acompanhar as atualizações da previsão do tempo detalhada e específica para a sua localidade. Basta buscar pelo seu município aqui no portal da Meteored. Assim você garante que não será pego desprevenido pelo mau tempo.