Chuvas intensas ainda para RS e onda de calor em boa parte do país

Condição de bloqueio ainda mantém o tempo seco em boa parte do país, com chuvas apenas um pequena parte da Região Sul e oeste da Região Norte. As altas temperaturas continuam sendo destaque.

Onda de calor
Bloqueio atmosférico se mantém e o tempo seco e muito quente continua para boa parte do pais. Chuvas volumosas somente para o RS e o oeste do Norte.

No final da última semana, uma frente fria se formou sobre a metade sul do Rio Grande do Sul provocando temporais e chuvas volumosas ao longo do fim de semana, com acumulados de mais de 80 mm e rajadas de vento de até 124 km/h na região da Campanha. Queda de granizo também foram registradas no oeste gaúcho e no Paraná, sendo neste último ocasionado por temporais isolados.

Para esta semana, os sistema de chuvas ficam restritos apenas para o oeste da Região Norte e para a metade sul do Rio Grande do Sul, onde ainda há potencial para temporais e chuvas volumosas.

Destaques e alertas para a semana

Nesta segunda-feira (28), a frente fria que provocou chuvas intensa com granizo ao longo da madrugada no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, sul, leste e oeste do Paraná, perde intensidade ao longo do dia e as chuvas se tornam isoladas e dando uma trégua para o território gaúcho.

Pela manhã, há risco para temporais isolados no meio-oeste catarinense e no sul do Paraná. Na parte da tarde, o alerta passa para o norte e leste de ambos os estados, com ocorrência de pancadas isoladas no sul de São Paulo. O maior potencial para tempestade se concentra no período da noite no norte de Santa Catarina e no leste paranaense.

O deslocamento da frente fria favorece o avanço de uma massa de ar frio, que na primeira parte do dia atua no Rio Grande do Sul, no oeste do demais estado do Sul e no oeste e sul do Mato Grosso do Sul. No restante do dia, atua em toda a Região Sul e, no período da noite, os ventos de sul chegam até o leste paulista.

Na terça-feira (29), a frente fria já se encontra afastada no oceano. No entanto, com o avanço para nordeste da massa de ar frio, há o favorecimento do escoamento perpendicular a costa que deixa o tempo nublado e mais ameno em toda a faixa leste do estado de Santa Catarina até o Rio de Janeiro. No restante, do Centro-Sul o tempo seco predomina, com sensação de frio somente no Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, as temperaturas sobem bastante ao longo do dia e as máximas atingem valores entre 26 e 38°C.

No Brasil Central até o Pará, leste do Amazonas e praticamente toda a Região Nordeste, o tempo segue muito quente e seco, com ocorrência de chuvas fraca somente na faixa leste nordestina. Pancadas de chuvas perdem abrangência e de concentram apenas no oeste do amazonas e no Acre.

Na quarta-feira (30), uma região de cavado se forma sobre o Rio Grande do Sul e deixa em alerta para ocorrência de temporais a metade sul do estado, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre e o Oeste, na madrugada e início da manhã. Esse sistema favorece à manutenção do escoamento de norte e o aumento das temperaturas no Brasil Central e, principalmente, no Centro-Sul, onde as máximas ficam entre 34 e 41°C.

Na quinta-feira (01), chuvas intensas somente no centro-sul e leste do Rio Grande do Sul e, mais uma vez, tempo firme, seco e muito quente no restante do país. Na sexta-feira (02), a mesma condição se mantém, até mesmo de chuvas com risco de temporais na metade sul gaúcha. O calor não dá trégua e há potencial para recordes de temperatura no Sudeste.