Alerta! A última previsão do El Niño anuncia um evento intenso

Em um mundo onde a tendência de aquecimento global é antropogênica, um intenso evento El Niño poderia levar a Terra a registar temperaturas globais recorde em 2023 ou 2024, para além de outros fatores ativos.

El Niño
Anomalias previstas da temperatura da água do mar nos trópicos com forte sinal El Niño no Pacífico equatorial para os meses da abordagem setorial (agosto, setembro e outubro). Anomalias quentes em vermelho-amarelado e anomalias frias em azul. ECMWF

Meteorologistas e climatologistas confiam nas previsões de que o fenômeno El Niño regressará pela primeira vez desde 2019, o que poderá aumentar o calor no ar e, mais importante, no mar, em um planeta já mais aquecido.

Após três anos de arrefecimento persistente de La Niña, a fase fria oposta ao El Niño que influenciou o clima em todo o mundo, espera-se que este regime agora extinto dê lugar a uma fase quente nas águas equatoriais do Pacífico nos próximos meses.

El Niño regresso
As mais recentes previsões apontam para um evento intenso de El Niño em 2023/2024.

As primeiras previsões sugerem que 2023 e especialmente 2024 poderiam estabelecer recordes de aquecimento médio a nível global, aproximando o planeta mais do que nunca de um limiar de aquecimento que os cientistas e os decisores políticos têm advertido ser potencialmente prejudicial.

Como tal, existe uma probabilidade de 60% de que as condições do El Niño regressem até ao verão ou início do outono. As previsões para a primavera ainda são muito incertas, mas várias agências (ECMWF, European Centre, e BoM, Australian Bureau of Meteorology) estão a prever um forte evento El Niño.

Rumo a um calor recorde?

A última previsão sazonal do ECMWF indica que um El Niño forte é possível em setembro de 2023, no auge da época dos furacões do Atlântico. As anomalias do Pacífico central previstas para Setembro (+1,7˚C) são comparáveis aos "super" eventos El Niño de 1997 (+1,9˚C) e El Niño 2015 (+1,8˚C). Isto teria consequências significativas para o clima global, como aponta o meteorologista Ben Noll.

Outros peritos, tais como o Dr. Philip Klotzbach, salientam que o modelo sazonal ECMWF tem tido um viés quente nos últimos anos nas suas previsões.

Possíveis impactos do El Niño

El Niño (La Niña) é caracterizado por águas mais quentes (mais frias) do que as águas normais no Oceano Pacífico equatorial. De notar que cada evento El Niño (ou La Niña) é diferente em si mesmo, pois desenvolve-se em condições diferentes de ano para ano.

youtube video id=69N494UIlS8

El Niño causa tipicamente secas no norte da Austrália, Indonésia e África Austral, chuvas acima da média no sul dos Estados Unidos, particularmente no sul da Califórnia, e muitas vezes branqueamentos de coral significativos.

Impactos médios do El Niño na precipitação global: as áreas marcadas com um asterisco "húmido" tendem a receber mais precipitação do que as áreas normais, e as áreas "secas" menos. NOAA

Em geral, o El Niño tende a causar um aumento das temperaturas médias globais, incluindo um calor pronunciado no Sul da Ásia, Alasca e partes da América do Sul, em todo o Brasil, principalmente na porção centro-norte. Um forte evento El Niño contribuiu para registar temperaturas globais elevadas em 2016 (um recorde igualado em 2020).

El Niño
Evolução das anomalias globais com fases El Niño (barras vermelhas), La Niña (azul) e ENSO-neutro (cinzento). NOAA

Alguns cientistas prevêem que a influência do El Niño, para além do aquecimento global causado em grande parte pela queima de combustíveis fósseis em atividades humanas, fará com que nos próximos dois anos se quebrem estes recordes de temperatura.

O forte aumento das temperaturas pressagia danos possivelmente irreversíveis.

Outros estimam que o próximo El Niño poderá aumentar as temperaturas médias para quase 1,5°C, ou mais, acima das temperaturas pré-industriais, uma linha de base que tem guiado o ativismo climático e que pressagia danos possivelmente irreversíveis. Alguns vão mais longe e argumentam que o La Niña não será visto porque, sob o seu reinado, as condições meteorológicas extremas que afetaram a Terra em 2021 e 2022 serão em número reduzido no rescaldo do El Niño.

Gavin Schmidt, diretor do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA, disse que 2023 deverá ser um ano quente recorde a nível mundial e que o El Niño significa que 2024 terá uma "probabilidade muito elevada" de um recorde.

Contudo, Schmidt também disse que não era certo que 1,5°C de aquecimento fosse iminente, com a Terra 1,1°C mais quente do que em 1880. Mesmo com um forte evento El Niño, ele previu que o aquecimento poderia atingir 1,35°C acima dos níveis pré-industriais.

O mundo deve preparar-se para condições meteorológicas extremas mesmo sem El Niño

Outros cientistas salientam que o aumento das concentrações de gases com efeito de estufa (GHG) têm uma influência relativamente maior nas tendências de aumento da temperatura, ondas de calor, incêndios e outros fenômenos adversos do que El Niño e La Niña. Por outras palavras, o peso específico dos eventos El Niño e La Niña está a diminuir num mundo que se está a tornar mais quente e mais extremo no seu impacto devido ao aumento constante das concentrações de gases com efeito de estufa.

El Niño 2023
Tendência anual de subida das anomalias globais da temperatura terrestre e marítima na presença de El Niño e La Niña. Note-se que os eventos de El Niño são acompanhados por picos térmicos nas anomalias e que os recentes La Niñas geram anomalias mais elevadas do que El Niños passados.

Embora o El Niño tenha contribuído para o calor recorde de 2016, o mundo foi igualmente quente em 2020, apesar da influência relativamente fria do La Niña. Nos últimos anos, temos experimentado La Niña e muitas ondas de calor extremo em muitas partes do mundo.

Segundo os cientistas, a transição de La Niña para condições neutras é um motivo de preocupação. Os efeitos de La Niña e El Niño nos padrões climáticos são relativamente bem conhecidos, mas a ausência de qualquer um deles introduz uma falta de previsibilidade nas previsões sazonais, que já são notoriamente difíceis.

O mesmo se aplica ao El Niño e à atividade de furacões no Atlântico. Embora o El Niño enfraqueça a sua formação ou os fortaleça no Atlântico, não devemos baixar a guarda; basta que um ou dois deles toquem terra para causar efeitos catastróficos numa estação pouco ativa.