Chuvas começam a diminuir no Sul e tempo seco predomina no Brasil

No decorrer desta semana as chuvas vão diminuindo em boa parte da Região Sul e o tempo seco predomina em praticamente todo o país. Previsão de chuva somente nas regiões mais ao leste. Confira os detalhes.

Com o avanço de uma massa de ar seco nos próximos dias, o sol volta a aparecer em várias regiões do Sul do Brasil.

No início dessa semana uma área de baixa pressão ainda contribuirá para chuvas na Região Sul e, principalmente, no Sudeste. No decorrer da semana uma massa de ar seco e frio começa a avançar pelo Centro-Sul e o tempo firme passa a predominar em boa parte do país. No entanto, devido aos ventos que transportam umidade para o oceano, ainda há previsão de chuva para as áreas mais ao leste no Sul e do Sudeste. A seguir, os detalhes da previsão do tempo.

Previsão do tempo

Nesta segunda-feira (03) uma área de baixa pressão mantém o tempo instável e com chuva no estado de São Paulo e leste dos estados de Santa Catarina e do Paraná. No decorrer do dia, as chuvas continuam e passam a ocorrer com intensidade no norte paulista, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, chuva somente a partir da tarde no sul de Goiás e no sudeste do Mato Grosso. Na Região Sul, bastante nebulosidade e chuva fraca na faixa leste que vai da região metropolitana de Porto Alegre até o Paraná. Mesmo assim, há risco para deslizamento de terra.

Na terça-feira (04), a baixa pressão já se encontra mais afastada e uma massa de ar seco e frio se encontra sobre a Região Sul. No entanto, a atuação de ventos que sopram do oceano (efeito de circulação) mantém o tempo nublado e com chuva na porção litorânea do Paraná, no leste paulista e no Rio de Janeiro. Chuva mais de fraca a moderada intensidade no litoral de São Paulo. Já na capital paulista, a previsão de chuva fraca é mais para a parte da tarde.

As temperaturas diminuem no Sul e há risco para formação de geada nas áreas de serra, na região da Campanha Gaúcha e no sul do Paraná. Sensação de frio também para o estado de São Paulo, metade sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No restante do país o tempo seco predomina com chuvas moderadas ocorrendo somente no extremo norte do país e, de forma mais fraca e isolada, no leste do Nordeste desde o Sergipe até o sul do Rio Grande do Norte.

Na quarta-feira (05) o tempo firme predomina em praticamente todo o país, com diminuição das temperaturas no Centro-Sul. Tempo mais fechado na faixa leste que vai de Santa Catarina até a Bahia, com chuva de fraca a moderada intensidade no leste baiano. O ar mais frio também chega ao Nordeste, mas mesmo não diminuindo muito as temperaturas, o friozinho poderá ser sentindo no leste e sul da Bahia.

Para o restante da semana, o tempo seco irá predominar e as temperaturas ficam mais elevadas, proporcionando uma sensação mais agradável ao longo do dia. Do estado do Espírito Santo até o sul do Rio Grande do Norte, o tempo instável se mantém, mas previsão de chuva somente entre Salvador e João Pessoa.