Chuvas no Centro-Sul com volumes acima de 100 mm até meados da semana

As chuvas mais volumosas e abrangentes se concentram no Centro-Sul, com volumes podendo passar dos 100 mm nas próximas 72 horas. Há potencial para a ocorrência de temporais e transtornos como alagamentos e inundações.

temporais, alerta tempo severo
Nos próximos dias chuvas torrenciais atingem o Centro-Sul, com previsão de volumes acima de 100 mm e potencial para alagamento e inundações.

Nos próximos dias, o tempo instável e com risco de temporais se mantém para a Região Sul, no entanto, a diferença está na abrangência e intensidade dos eventos de chuva que podem superar os 100 mm até meados da semana. Além disso, nos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo as chuvas também ocorrem de forma mais generalizada, levando potencial para transtornos.

Alertas e destaques até a quarta-feira

Nesta segunda-feira (14), as chuvas, que aconteceram com intensidade na madrugada, pela manhã já ocorrem com fraca a moderada intensidade e isoladamente no centro-sul e oeste do Mato Grosso do Sul, norte e sudoeste do Paraná e centro-leste e nordeste do Rio Grande do Sul. No estado de São Paulo há previsão de chuvas isoladas no norte do estado.

No período da tarde, a frente fria, que estava contribuindo para a organização da umidade, se desloca para o norte e, com o aumento das temperaturas, as instabilidades provocam chuvas desde do Acre e oeste do Amazonas até o nordeste do Rio Grande do Sul, sendo a região de atuação das instabilidades limitada até o sul de Goiás, Triângulo Mineiro e o sul de Minas Gerais. As chuvas mais intensas e abrangentes ocorrem a partir da metade do período e levam potencial para transtornos através de possíveis rajadas de vento intensas, alagamentos e inundações.

Destaque também para as temperaturas no território gaúcho, que devido a atuação de uma massa de ar mais frio passam a atuar em patamares mais amenos. Para o restante do país, o calor continua, com alívio somente no momento da chuva.

Na terça-feira (15), o sistema frontal já se encontra afastado no oceano, mas uma região de cavado mantém o tempo instável no Centro-Sul, com chuvas de moderada intensidade já pela manhã no norte e noroeste do Paraná, e fracas no leste paranense e norte de Santa Catarina. No norte e oeste paulista, também há possibilidade de chuvas de fraca à moderada intensidade.

No período, as instabilidades se desenvolvem e se espalham na mesma região de que o dia anterior, porém ocorrendo de forma mais isolada. As áreas com maior potencial para chuvas abrangentes e volumosas são: o estado de São Paulo, sul do Mato Grosso do Sul e todo o norte e leste do Paraná.

Na quarta-feira (16), uma outra região de cavado se desenvolve, sendo a extensão de uma baixa pressão entre o norte da Argentina e o Paraguai, levando potencial para temporais já no início da manhã no oeste e noroeste do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul. As chuvas intensas e o potencial para transtornos se mantêm ao longo da manhã para essas áreas e, no final do período, se estendem para o norte paranaense, regiões de divisa do estado de São Paulo, oeste paulista e para o oeste de Santa Catarina. Temporais isolados também podem atingir a região metropolitana de Porto Alegre.

Por volta do meio da tarde, áreas de baixa pressão se formam próximo à costa da Região Sul e ao norte do Mato Grosso do Sul, o que favorece o desenvolvimento das instabilidades em praticamente todo o Centro-Sul. Alerta de chuvas intensas entre a metade e o fim da tarde para a metade norte do Rio Grande do Sul, estado de Santa Catarina e do Paraná, centro-sul do Mato Grosso do Sul, oeste, centro-sul e leste de São Paulo.

No período da noite, o alerta de chuvas volumosas fica somente para o litoral norte e serra gaúcha e toda a faixa leste de Santa Catarina.

No período decorrente desta 72h, os acumulados podem superar facilmente os 100 mm, com destaque para o oeste da Região Sul, norte do Paraná e região paulista de divisa com o território paranaense.