Carnaval: purpurina substituída por alagamentos e deslizamentos de terra

O carnaval de 2023 no Sudeste deve ser marcado por muita chuva e temporais, com alto potencial para alagamentos e deslizamentos de terra. As cores do feriado podem ser encobertas pelo lamaçal.

alerta chuva carnaval
Acumulado de precipitação segundo o modelo ECMWF traz volumes de até 300 mm até a terça-feira de Carnaval.

Apesar da grande espera e expectativa pelo feriado prolongado na próxima semana, os dias de festa já começaram a contar, mas a preocupação fica por conta do tempo, da chuva que não tem dado trégua e já tem provocado transtornos, prejuízos e mortes na região. Aliás, muitas cidades já decretaram situação de emergência e estado de calamidade pública devido às últimas chuvas.

Até o final desta semana, pancadas de chuva ainda associadas ao calor e a umidade, devem ser registradas no Sudeste de forma geral. Porém, a chuva deve ganhar intensidade nos próximos dias com a chegada de uma nova frente fria, que vai provocar além de chuva volumosa, temporais com ventos, trovoadas, descargas elétricas e eventual queda de granizo.

A maior preocupação fica por conta do final de semana de carnaval, sábado (18) e domingo (19) com chance para muita chuva no leste de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Essas áreas, inclusive, já apresentam índices elevados de disponibilidade hídrica do solo, o que aumenta o risco para deslizamentos de terra com a continuidade das chuvas nos próximos dias. Até o final do carnaval, na terça-feira (22), o potencial é para volumes de chuva acima de 170 milímetros, ventos de até 60km/h e ressaca no mar com ondas de 3 metros de altura.

youtube video id=W4SfKBm7w2Y

Tanto na Região Metropolitana de São Paulo, como na de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro a preocupação é grande e o risco para transtornos é enorme, especialmente pelo aumento de turistas em busca dos blocos de carnaval, porém, o maior alerta vai para regiões costeiras desde a Baixada Santista até o Rio de Janeiro, em que o volume de chuva deve ser maior e consequentemente, o risco para deslizamentos também.