Carnaval: forte mudança do tempo traz chuvas volumosas, tempestades e frio!

Após dias de muito calor em todo o Brasil e também da ocorrência de tempestades, finalmente uma frente fria e uma massa de ar frio conseguem avançar no carnaval. No entanto, há alertas de tempo severo. Confira os detalhes das primeiras impressões para o feriadão de carnaval.

carnaval 2023 previsão do tempo
Uma intensa mudança nas condições do tempo está prevista nos próximos dias e atuará no carnaval! Muita chuva, tempestades e frio!

Nesta semana uma mudança de padrão entra em curso e traz fortes mudanças nas condições meteorológicas do centro-sul do Brasil. Uma condição que era esperada e não havia uma expectativa ainda tão concreta de que iria ocorrer nesta terceira semana de fevereiro e afetando o feriadão de carnaval.

A mudança pré-carnaval

Já nesta terça-feira (14), uma frente fria consegue atua de forma mais costeira na Região Sul, mas a atuação de uma baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai contribui mais para a organização das instabilidades no centro-sul do Brasil.

Assim, tanto na terça, quanto na quarta-feira (15), chuvas intensas e tempestades deixam em alerta praticamente toda a Região Sul, o estado do Mato Grosso do Sul, o estado de São Paulo, o Rio de Janeiro e o centro-sul de Minas Gerais, o que inclui a região de Belo Horizonte.

Nesses dois dias, os eventos mais intensos e com elevado potencial para transtornos ocorrem nos estados do Sul. Na terça-feira (14), no Rio Grande do Sul e, na quarta-feira (15), em Santa Catarina e no Paraná.

Na quinta-feira (16), a frente fria consegue avançar de forma costeira até o Sudeste, aumentando o potencial de tempo severo na região e também no Centro-Oeste. As chuvas ocorrem na maior parte, a partir da tarde, mas pela manhã já há possibilidade de eventos intensos entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul. À tarde, alertas de tempo severo para todo o Mato Grosso do Sul, Paraná, estado de São Paulo, Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais e regiões do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata.

Muita chuva e frio no feriadão de carnaval

Na sexta-feira (17), uma intensa frente fria se forma entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e, também, uma massa de ar frio também já começa a se infiltrar na Região Sul.

No período da manhã, risco de chuvas intensas e tempestades no norte e leste de Santa Catarina, em praticamente todo o Paraná, com exceção do sul, sudoeste e extremo oeste, no metade sul do Mato Grosso do Sul, no oeste de São Paulo e nas regiões paulistas próxima à divisa com o Paraná.

A partir da tarde, as instabilidades atingem boa parte do Centro-Oeste e do Sudeste, com exceção do sul e oeste do Mato Grosso do Sul e do norte de Minas Gerais. Assim, para as demais dessas regiões e para o norte e leste do Paraná, há elevado potencial de chuvas intensas e de tempestades. No Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Espírito Santo e em Goiás, as chuvas ocorrem de forma mais isolada, mas mesmo assim, não se descarta o risco de tempo severo.

Com o deslocamento da frente fria, uma massa de ar frio penetra na Região Sul, sendo mais efetiva no Rio Grande do Sul, onde contribui também para ventos de fraca a moderada intensidade. As máximas que antes atingiam os 40°C, agora não passam dos 26°C no território gaúcho.

As chuvas desta semana até a terça-feira de carnaval podem acumular de 150 a 300 mm entre Santa Catarina, o Paraná, o Mato Grosso do Sul e o estado de São Paulo.

Do sábado (18) até a terça-feira (21), uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) passa a atuar, mantendo o tempo instável no fim de semana do carnaval no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro e em boa parte do Centro-Oeste, com exceção da metade sul e oeste do Mato Grosso do Sul.

Há risco de chuvas intensas, tempestades e elevado acumulado, que trazem elevado potencial de transtornos, principalmente nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Na segunda-feira (20) e na terça-feira (21), a ZCAS se desconfigura um pouco e se desloca mais para o sul em virtude da formação de uma baixa pressão próximo à costa da Região Sul. Assim, as chuvas intensas retornam para o leste e norte de Santa Catarina e do Paraná, mantendo no norte e oeste de São Paulo, no norte do Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso.

No restante do estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro, as chuvas ocorrem a partir da tarde e na forma de pancadas isoladas, que não trazem mais potencial para transtornos.

Em relação à massa de ar frio, o sistema avança pela Região Sul e os ventos de sul conseguem chegar ao Mato Grosso do Sul, ao centro-sul e leste de São Paulo e ao Rio de Janeiro.

Obviamente que no Sul os impactos são maiores e as máximas durante o carnaval ficam abaixo dos 25°C, com temperaturas no período da tarde de 15 a 22°C no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em boa parte do Paraná, com exceção do oeste e noroeste, onde as máximas ficam em 25°C.