Calor intenso e avanço de frente fria pelo Rio Grande do Sul

Uma condição pré-frontal contribui para o forte aumento das temperaturas no Centro-Sul, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde as máximas podem chegar próximas dos 40°C. Chuvas podem ocorrer na forma de temporais, com potencial para transtornos.

chuvas, Rio Grande do Sul, temporais
Temperaturas aumentam nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Frente fria traz de volta as chuvas e o potencial de temporais para o Rio Grande do Sul.

Esta semana vem se confirmando um padrão oposto ao da semana anterior, com tempo mais seco e quente em boa parte do país. Devido ao deslocamento da massa de ar frio para o oceano, os ventos de quadrante norte passaram a atuar no Centro-Sul, proporcionando aumento das temperaturas.

Essa condição se intensifica nos próximos dias com o avanço de um frente fria que, posteriormente contribui para chuvas em boa parte da Região Sul, com potencial para temporais.

Alertas e destaques

Nesta quarta-feira (25), uma frente fria atua sobre o Uruguai com lento deslocamento para norte. Assim, o escoamento de norte se mantém ao longo de todo o dia no Centro-Sul, sendo mais evidente no Rio Grande do Sul e na faixa leste de Santa Catarina, onde os ventos são persistentes e ocorrem com moderada intensidade. Alerta para ventos intensos no sul e região central do Rio Grande do Sul.

O destaque fica para as temperaturas, que ficam próximas dos 40°C na região metropolitana de Porto Alegre e na porção central do território gaúcho. Sul oeste de Santa Catarina, oeste e norte do Paraná, as máximas podem chegar aos 35°C. Em Florianópolis, a condição é mais amena com temperaturas de até 28°C e em Curitiba podendo chegar até aos 30°C.

Por volta do fim da tarde, a frente fria chega ao Rio Grande do Sul deixando alerta para temporais isolados no Sul, Campanha e no Oeste. Pancadas isoladas podem ocorrer mais para a noite na Região Central

No restante do país, o calor se mantém em boa parte, com sensação mais amena no leste da Bahia, do Espírito Santo e de Minas Gerais, devido à circulação de leste. Chuvas isoladas ainda ocorrem e atingem, sem provocar transtornos, o centro-leste e norte de Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o estado de Goiás. Chuvas mais abrangentes somente no oeste do Pará, no Amazonas, Acre, Rondônia e norte do Mato Grosso.

Na quinta-feira (26), uma região de cavado reforça as instabilidade da frente fria, proporcionando chuvas mais abrangentes no centro-sul e principalmente no oeste gaúcho pela manhã, com alerta para temporais. Até o final do período, pancadas isoladas atingem as Missões, a região serrana e metropolitana de Porto Alegre.

No período da tarde as chuvas se espalham por toda a metade norte do Rio Grande do Sul atingindo o sul de Santa Catarina. Ainda há alerta de temporais e chuvas intensas, principalmente durante a noite. Já no restante do país o tempo firme e quente predomina, com pancadas isoladas ocorrendo somente no Amazonas, Acre, Rondônia, norte do Mato Grosso e oeste do Pará.

Na sexta-feira (27), as chuvas perdem intensidade, mas ainda ocorrem pela manhã de forma isolada no leste, norte e noroeste do Rio Grande do Sul. A partir da tarde, o sistema frontal avança de forma costeira e contribui para a formação de instabilidade em toda a Região Sul, provocando pancadas isoladas com risco para temporais.