Calor e temporais marcam o fim de semana na Região Sul

Neste fim de semana, as temperaturas continuam elevadas e o risco de temporais aumenta no domingo nos três estados da Região Sul, com potencial para transtornos.

alerta tempo severo Região Sul
Fim de semana de calor e risco de temporais nos três estado da Região Sul.

Nos últimos dias, o tempo quente e com pancadas e temporais vem marcando os estados da Região Sul: Paraná e Santa Catarina com temporais e chuvas intensas e o Rio Grande do Sul com temperaturas elevadas e máximas de mais de 38°C no oeste do estado.

No fim de semana, um sistema frontal consegue influenciar o tempo em parte da Região Sul contribuindo para o aumento da umidade e para a redução do calor, que ainda será presente nos três estados. O maior destaque é o risco de chuvas intensas e de temporais que atingem os três estados. Confira os detalhes da previsão do tempo.

Previsão do tempo para o sábado

Manhã de sábado (21) com tempo firme em toda a Região Sul, mas devido à influência de uma região de sábado no Sudeste, há muita nebulosidade no leste e norte de Santa Catarina, no norte e centro-leste do Paraná. No Rio Grande do Sul, o sol predomina em todas as regiões.

No fim do período, uma frente fria que atua no Uruguai, consegue influenciar o tempo nas regiões de fronteira da Campanha e do Oeste do Rio Grande do Sul, com possibilidade de temporais e pancadas de chuva de até forte intensidade.

alerta temporais Rio Grande do Sul
Pouca chuvas no período da tarde na Região Sul, com potencial de temporal somente no Rio Grande do Sul.

No período da tarde, o sol predomina em praticamente toda a Região Sul, com temperaturas elevadas e máximas em torno dos 30°C na maioria das localidades e de até 37°C na região central do Rio Grande do Sul.

O sistema frontal consegue avançar com fraca intensidade e são esperadas pancadas isoladas, com risco de temporais na Campanha, Sul e Oeste do Rio Grande do Sul. Por volta do fim do período as instabilidades podem atuar nas Missões e na região Central.

Previsão do tempo para o domingo

No domingo (22) o sistema frontal continua atuando de forma costeira sobre o Rio Grande do Sul o que contribui para a formação de instabilidades entre Passo Fundo, Caxias do Sul, Rio Pardo e a região de Porto Alegre, onde há potencial pancadas isoladas que podem ocorre com forte intensidade já pela manhã. Nos estados de Santa Catarina e do Paraná, o tempo firme predomina.

Por volta do fim da manhã, as instabilidades se espalham pelo norte do Rio Grande do Sul, sul e extremo oeste de Santa Catarina, levando potencial de temporais. O extremo oeste do Paraná também pode receber pancadas de forte intensidade.

No período da tarde, a frente fria se afasta, mas uma região de cavado se forma sobre a Região Sul. Assim, as instabilidades se espalham e levam potencial de chuvas intensas e de temporais no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, em toda Santa Catarina, no sul e oeste do Paraná. Pancadas isoladas também atingem a região Central e metropolitana de Porto Alegre no território gaúcho.

alerta de tempo severo
Chuvas se tornam mais abrangentes e intensas, com elevado potencial de transtornos na tarde de domingo.

Mais para o fim da tarde, os temporais podem atingir o leste do Paraná e o risco se mantém para o nordeste gaúcho, o leste e norte catarinense.

No período da noite, as chuvas diminuem e ocorrem com fraca intensidade somente no norte e oeste do Rio Grande do Sul. Risco de temporais e chuva forte apenas entre Rio Pardo e a região de Porto Alegre.